Adestrando-se mentalmente

Diariamente, milhares de seres humanos são bombardeados por mil atribuições e sentem-se sufocados pelo stress e por frustrações.Para preservar a integridade do ego, o perigoso tesouro recôndito em cada ser, o indivíduo incapaz de lidar com suas dificuldades cria mecanismos de defesa.Como um processo subconsciente natural, adquirem válvulas de escape, ou seja, hábitos prazerosos que visem descarregar a energia negativa e aliviar tensões.

O número de válvulas de escape é proporcional à nossa inabilidade de administrar nossas questões.Quando mais problemática uma pessoa é, mais problemática indissolúveis possui.É a equação da alma confusa.

Por ora, muitas dessas inevitáveis fórmulas de relaxamento podem ser extremamente danosos, como a compulsão por compras e o vício no jogo, levando à bancarrota financeira e/ou emocional.

Para driblar as angústias internas, o cérebro humano desenvolve dispositivos como a negação dos problemas ou a repressão de memórias, levando inclusive à amnésia parcial ou total.

A fim de evitar os prejuízos provocados por esse comportamento involuntário, uma das opções é a substituição prazer-prazer, ou seja, a troca de uma atitude irreflexiva danosa por outra, inofensiva.Essa técnica é utilizada no tratamento de usuários de drogas.Insensíveis a estímulos simples, é necessário compensar o déficit da substância por outras situações que proporcionem a mesma emoção.Por isso, dependentes químicos, em muitas clínicas de reabilitação pelo mundo, ao sofrer abstinência, são levados a praticar, por exemplo, atividades radicais, como pular de pará-quedas ou bung-jump.Somado a isso, recebem auxílios para o aumento da auto-estima.A médio prazo, a mente é adestrada a buscar a nova atividade, que acarreta satisfação sem prejuízos físicos e mentais.

Para os compulsivos alimentares, a sugestão é a mesma: ao sentir a ânsia de alimentar-se, faça outra atividade de real interesse.Se esta ainda não é conhecida, analise-se e descubra algo que proporcione prazer e não ocasione danos.

Para evitar danos internos, é essencial desviar a energia vital de um sulco traumático para um sulco vital.O subconsciente é mais inteligente que a racionalidade.Adestrar-se mentalmente, assim como um cachorro de competição, é a chave-mestra.Ao atingir uma conquista, recompense-se.Ao falhar, encontre um novo prazer.