Apegue-se ao seu elã vital!

Para viver nossa existência, reconhecer algum sentido na vida e evitar o niilismo, é primordial reconhecer quais são os laços que nos impulsionam.

Conta-se a história de um judeu aprisionado em um campo de extermínio nazista em plena Segunda Guerra Mundial.Separado forçadamente de seus familiares e sem perspectivas pessoais e profissionais, planta uma flor e compromete-se com o seu crescimento e manutenção.Assim, estabelece um vínculo com a vida: é necessário prosseguir e levantar com ânimo a cada manhã, pois a frágil plantinha demanda seus cuidados.

Essa sensível metáfora do elã vital demonstra que é necessário cultivar amores, interesses e prazeres, como munição para o bem-viver.O déficit de sonhos leva a um amargo estado de suspensão, como uma pluma que voa ao vento sobrevivendo à inanição do desconhecimento de sua função.

A tarefa diária é o reconhecimento de pessoas, coisas ou projetos que prendem à vida e que revestem a existência de significado.Se a percepção do elã vital for dificultosa, talvez seja o momento apropriado para a reflexão sobre os seus relacionamentos e projetos, diagnosticando as suas reais vontades.É necessário sensibilidade e delicadeza para a descoberta de uma voz vinda do coração, que pode estar sendo sufocada por uma confusa ilusão de corresponder às expectativas de outrem.Além disso, é preciso coragem para a admissão dos elementos que podem proporcionar prazer e renunciar à pseudo-responsabilidade de agradar terceiros.

À título de esclarecimento, a vida nunca é integralmente satisfatória e possui uma dose substancial de compromissos maçantes e atividades aborrecedoras, mas esses pequenos obstáculos não devem ser confundidos como um impedimentos para a felicidade, ou algo está errado.É relativamente fácil identificar os mais suculentos alimentos da alma, pois, quando a contrariamos, ela domina o ser com uma forte sobrecarga de inadequação.

Silencie os ruídos externos e atente-se à sensação de adequação.Sentir-se no caminho certo é uma convicção interna facilmente percebida.Projete os anos vindouros e faça um balanço da direção de seus passos.Neste processo, seja honesto e sincero consigo mesmo, admitindo a mudança de opiniões.A motivação de outrora pode não mover mais esperanças, e é natural que assim seja.Permita-se a alteração de ares, sinta-se mais humano caso perceba evoluções e outros interesses.A transformação é o fluxo corriqueiro da vida, não tema o arrependimento e a abertura a novas possibilidades.