Os mitos: falam sempre do sagrado.
Os mitos, a meu ver, são a maneira de explicar o inexplicável. Explico. No passado os homens procuravam explicar o mundo ou os acontecimentos que ocorriam através das histórias dos deuses, nesse sentido, os deuses eram a própria natureza, por exemplo, não havia como explicar o porquê caía um raio em determinado local, só poderia ser algo sobrenatural. Daí os mitos. Os Titãs tinham essas características.
Quando falamos de mitos, devemos lembrar que sempre falamos de deuses, ou grosso modo, do campo do sagrado. Os homens, com o passar do tempo, diga-se a aprendizagem humana, deram aos deuses a forma humana, daí Zeus, Apolo. Atena e outros parecerem-se com seres humanos, inclusive o temperamento humano.
Mas não é só isso, estudamos os mitos para compreender o próprio ser humano, ou seja, os mitos também explicam o nosso comportamento e sentimentos, nesse sentido, conhecendo-os também aprenderemos sobre nós mesmos.
Mais ainda, aprender sobre os mitos, uma vez que também aprende-se sobre o ser humano, logo aprende-se sobre quem somos e como agimos, nesse sentido, a evolução.