felicidade não existe

Por quê buscamos felicidade? Olho por todo o lado e vejo pessoas buscando algo, que não é o simples “nascer, crescer, reproduzir e morrer”. Então o que buscamos com tanta intensidade? Paro pra pensar oque eu sempre busquei em minha vida toda, olhei pra mim mesmo um dia desses e me descobri como um marujo que navega num oceano complexo, que é a vida humana. Carregando na mão uma espécie de bussola pessoal , no qual o norte é esse lugar feliz onde tudo parece dar certo, as coisas estão do jeito que eu gostaria. E como esse lugar é atrativo pra mim, começo a avançar a todo pano, a todo vapor- e para ser mais moderno- a toda velocidade. Busco porque sei que é isso que alimenta minha navegação, sem o interesse pelas coisas ela pararia, sem o caminho das índias não poderia encontrar o novo mundo. Novo mundo nada! “Nada é novo embaixo do sol”, o mundo é velho , não há mais a se ver senão o que já foi visto. Encontrarei um lugar em que confirmarei isso, vou ver uma pessoa jovem com todos os sonhos se formando, alimentando o navio para a viagem com um entusiasmo que já consumi. Por que nada de novo, me veio a vista, nada de novo me saciou a sede, que me atormenta a cada dia e me diz que não sou completo senão beber a água do sucesso, da “felicidade” que brota depois da próxima milha , pois nunca estarei satisfeito. Alguém aí está satisfeito? Senão quando estará? Depois da aposentadoria? Depois do carro novo? Depois do casamento? Depois do divorcio? Depois deque? Criticamos o barulho das tempestades da vida e vivemos buscando a paz. Mais alguém consegue suportar o silencio por muito tempo sem tentar fazer barulho? O romantismo de algumas canções na época trovadorismo eram canções que travavam de um amor impossível. A beleza do amor inalcançável pelas barreiras das classes sociais, era o que dava o tom nostálgico às canções. Percebeu como existe uma espécie e satisfação no ato de amar? Que não depende da correspondência do ser, mais em se ver amando, ainda que não for correspondido. Permitimo-nos ilusões, ainda que saibamos que são somente isto, ilusões. Então a felicidade seria apenas uma miragem de terra a vista?

Com base nisso começo a rabiscar aqui o novo mapa que modifico de acordo com essa conclusão. Nele, a terra prometida não existe, as linhas da falsa esperança da felicidade plena, não são as coordenadas, mais sim o momento; esse sim eu posso confiar; não me decepciona; me deixa alerto; meus olhos ficam atentos ao que está acontecendo agora. as belas paisagens que esperava ver não ocupam mais minha imaginação, e com isso passo a descobrir nesses lugres momentâneos uma beleza mais autentica. Que mereciam minha atenção , que não pude dar enquanto buscava algo que não sei deveria definir mais como felicidade.

Tesla da escrita
Enviado por Tesla da escrita em 26/04/2013
Código do texto: T4260875
Classificação de conteúdo: seguro