Pesquisa II

Risco de DRC é superior com nefrectomia radical

Fonte: Renal and Urology News

Doença renal crônica (DRC), de início recente, tem maior propensão a se desenvolver em pacientes submetidos a nefrectomia radical (RN) que naqueles que realizaram uma nefrectomia parcial (PN), de acordo com um novo estudo.

Elin Mariusdottir, MD, e colaboradores no Landspitali University Hospital em Reykjavik, Islândia, comparou 44 pacientes com carcinoma de células renais (CCR), que passaram por PN com 44 controles pareados, submetidos a RN.

Os grupos foram semelhantes em relação à taxa de filtração glomerular estimada no pré-operatório (EGFR), mediana de follow-up, e tumor, nódulos, estágios de metástase (TNM), mas o grupo RN tinha uma idade e uma pontuação da Society of Anesthesiologists (ASA) significativamente maior.

Seis meses após a cirurgia, o eGFR foi significativamente maior no grupo de PN em comparação ao grupo de RN. A RN foi associada com um risco três vezes maior de novos casos DRC em comparação com a PN, relataram os pesquisadores online, antes da impressão, no Scandinavian Journal of Urology.

Após um seguimento médio de 44 meses, nenhum dos pacientes, em ambos os grupos, apresentaram uma recorrência de CCR. A sobrevida global em cinco anos foi de 100% e 65% para os grupos da PN e RN, respectivamente.

"Estes resultados sugerem que a PN preserva, com sucesso, a função renal em relação a RN, com um bom resultado oncológico e sobrevida", concluíram os autores.

Valdinei Marinho de Sousa e Valdinei Marinho de Sousa
Enviado por Valdinei Marinho de Sousa em 26/04/2013
Código do texto: T4260528
Classificação de conteúdo: seguro