VERDADE

Se a verdade fosse minha, como os demais seres humanos teriam real conhecimento dela? Eles que jamais saberiam de verdade se eu estaria, ou não, falando a verdade, adulterando-a ou mesmo omitindo parte dela, e além dos humanos, como os demais animais ou entes vivos, poderiam eles mesmos viverem, uma vez que sua existência em si mesmo, somente é possível pela verdade real de tudo o que existe, e se fosse minha a verdade, suas existências dependeriam de meu estado de espírito. A verdade não pode ser de ninguém, sendo a todos disponível por símbolos, e processada de forma subjetiva por cada um e sempre percebida no tempo passado. Qualquer ser vivo somente sobrevive pela verdade real dos nutrientes que encontra, se falsos fossem estes alimentos, falsa seria a verdade de sua existência real, e estes seres vivos estariam fadados a morte.
 
Se a verdade não é minha, exatamente como realmente creio, mas se existisse dentro de mim, existiria assim também por definição dentro de cada um, e que bagunça seria a verdade real deste mundo. Existiriam quase infinitas verdades para cada fato, uma vez que dentro de cada um haveria uma pessoal verdade, e qual seria a verdade real? Desta forma, cada um teria o direito de agir, se comportar e realizar o seu viver conforme lhe aprouvesse, pois estaria abalizado pela sua pessoal verdade, como fio condutor racional (mas no fundo irracional) daqueles que acreditariam serem donos da verdade. Mas se a verdade não fosse minha, nem estivesse dentro de mim, mas estivesse na mão de alguém? Seria tão lastimável quanto, pois a autoridade do saber não significa nada, e ninguém é dono da verdade, simplesmente porque a verdade existe independente de nós mesmos, ela reflete um fato, que ocorre em um ponto do contínuo espaço tempo. Ela pode ter sim algumas diferentes percepções, mas a verdade em si é única, pois foi real sua existência em algum instante do espaço-tempo passado. Por isto devemos nos ater mais as engrenagens do que ao superficialismo dos fenômenos. Como nossos sensores são imperfeitos e a capacidade de processamento cerebral é limitada, talvez jamais conheçamos toda a verdade, mas parte dela a conhecemos, e parte de sua falsidade a refutamos, e cada vez que refutamos algo como não verdadeiro, chegamos mais próximo da verdade, mesmo que não a conheçamos em totalidade.

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/04/2013
Código do texto: T4255707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.