Propósito do universo

Não possuo certeza de afirmar que o universo não possua propósito, mas tenho potenciais evidências de que ele não possui.
Afirmar que o propósito do universo é abrigar e servir de passo intermediário para a vida humana, isto significa afirmar que o projetista foi muito ineficiente, pois a vida humana, existe por apenas 0,0001 % do tempo de existência do universo, em outras palavras o projeto de possibilitar a criação da vida humana gastou 99,9999 % do tempo sem a vida humana que seria o proposito da criação deste universo. Se for mais restritivo, e pensar apenas na vida do homo sapiens moderno, falo assim em cerca dos últimos duzentos mil anos, a ineficiência torna-se maior, o projeto gastou 99,99999231% do tempo para permitir um homo moderno, ou seja, este moderno homo existe a apenas 0,00000769 % do tempo de existência deste nosso ciclo de universo, sem extrapolar para um infinito tempo “anterior” ao big bang.
 
Talvez o propósito do universo seja ter permitido a vida em si, mesmo assim ele foi também ineficiente, pois o projeto traz consigo uma infinidade de possibilidades de extermínio de vida. Ao longo de tempo, mais de 99,9 % das espécies desapareceram, e a maioria delas por cataclismos naturais múltiplos que levaram ao fim destas espécies, apenas como lembrança, os bem estabelecidos e dominantes dinossauros se foram, e junto com eles, em um único cataclismo, mais de 70 % de espécies viventes se perderam em um período geológico curto.
 
Nossa arrogância e prepotência nos faz crer que somos muito mais importantes, que somos fruto de algum projeto, e mesmo alguns que aceitam parcialmente a evolução, pela mesma arrogância nos veem como auge desta evolução, como se melhores fossemos, e assim mais importantes (basta percebermos como denominamos nossa espécie – Homo Sapiens Sapien), mas se fossemos o mínimo humildes perceberíamos como frágil é nossa existência e como estamos a destruir nosso habitat apenas porque nos vemos como proprietários e donos de tudo sobre este planeta, e agravado pela visão mística religiosa que aqui estamos apenas de passagem para algo melhor, e nos foi dado assim pelo criador, por sermos seu projeto maior, o direito sobre tudo neste planeta, e se tecnologia tivéssemos, sobre tudo em todo o universo.
 
 
O universo é o que é, e não aquilo que gostaríamos que fosse. O universo não tem propósito, e seu destino é desaparecer, independente do que queiramos. E se o universo tivesse algum propósito sério, não deveria ter nos deixado chegar até onde chegamos, destruindo a própria natureza.
 
Já que o universo não possui um propósito, poderíamos traçar um nosso próprio propósito, que fosse desenvolver nossa humanidade e respeitar a vida como essência maravilhosa, toda a vida e assim respeitar a natureza, sua física, sua química, sua biologia, sua mente e sua abrangência social.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/04/2013
Reeditado em 14/04/2013
Código do texto: T4239706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.