O pior cego é aquele que quer se ver

Se a completa escuridão cega, o excesso de luz também.

O que é o mundo?

Resposta de Deus? Resposta do Nada?

Dúvida do homem e vontade de nada.

As respostas são prontas e acabadas demais. Encerradas em si mesmas, parecem não dar conta do recado. Não resolvem o problema. Não explicam o absurdo. Não dizem o que é o mundo. Não acham para o homem um lugar confortável. Não explicam o insano, o desumano, o sagrado, o profano.

Não respondem ao conflito, ao anjo e ao demônio. Não explicam os seres que nos habitam a alma, nos inquietando a razão.

O mar de leite no qual a genialidade de um simples humano* outrora nos mergulhou e sob cuja esbranquiçada lactose apática continuamos submergidos, parece nos afogar, dia após dia.

Eis aí a cegueira de todos nós.

Alguns até gostam dela; outros dela reclamam; outros estão nela confortáveis, e dela preferem não sair.

O pior cego, por sinal, é aquele que quer se ver. E quer ver o outro, seu igual, que se torna diferente à medida que sua cegueira diminui. E vai emergindo aos poucos do imenso mar de leite em que se lançou ou onde foi jogado, arrastado junto com a multidão de cegos, tornando-se igual, ainda que não quisesse.

Ver - se depois da cegueira, impõe, ao mesmo tempo, a responsabilidade de transformar-se, para transformar aquilo que sequer se conhece e a condição de uma consciência que assume o risco de ir às profundezas do incognoscível, para cair, quem sabe, na mesma cegueira de antes.

* referência a José Saramago, autor da obra "Ensaio sobre a Cegueira", a quem agradeço pela genialidade, que me levou a expor aqui as palavras que perscrutava no pensamento.

Marcello Santos
Enviado por Marcello Santos em 10/04/2013
Código do texto: T4233991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.