Amor Próprio

Será que amar é encontrar na outra pessoa aquilo que te completa, aquilo que pode preencher o seu vazio interior? Infelizmente nos dias de hoje as pessoas estão acreditando que é o amor por outra pessoa que muda a nossa vida de um estado ruim e triste para um perfeito e feliz… como se a alegria dela fosse uma pessoa e sem ela, seria impossível de ser feliz. Para muitos o “estar sozinho” (no sentido de estar solteiro) é algo necessariamente ruim, é algo que se deve procurar não estar, pois isso vai te fazer infeliz. São essas pessoas carentes (mesmo que elas não admitam ou percebam que sejam) que procuram o mais depressa possível ter um relacionamento com alguém simplesmente para procurar nela algo que o faça feliz e realizado… sendo que não é bem assim. Um namoro, um casamento ou qualquer outra coisa não são feitos de duas pessoas tristes que vão procurar a alegria deles em outras pessoas, mas sim de duas pessoas felizes e realizadas que partilham de suas alegrias um com o outro e dividem as coisas boas que eles têm. O amor por uma pessoa jamais deve ser um complemento para a sua vida, mas sim um suplemento, algo que possa até melhorar o que já está bom. Um amor que deve ser complemento (além do amor por Deus) é o amor-próprio. Antes de tentar amar qualquer outra pessoa, é necessário e essencial se amar, perceber em si mesmo que, mesmo com seus grandes defeitos, existem sim muitas qualidades e coisas boas que podem ser ofertadas para outras pessoas. É inclusive essa falta de amor-próprio que deixa muitas pessoas carentes do afeto de outros para se sentirem amadas… pois afinal, nem o amor dela mesma ela recebe. Portanto, não confundam aquilo que é BOM com aquilo que é NECESSÁRIO e não coloquem as coisas boas no lugar das que são necessárias para nós. Mas isso também não quer dizer que devamos resistir a amar outra pessoa… claro que não! É apenas a questão de saber que você precisa se amar por primeiro para ser capaz de amar de verdade, e de que a pressa ou a angústia por querer encontrar alguém que te faça mais feliz pode simplesmente impedir que você encontre a pessoa certa. É o que eu sempre falo: sem pressa. Talvez você esteja precisando utilizar esse tempo de espera para procurar se amar mais.