Fim de Relacionamento

Nada, nada nos prepara para esse doloroso momento. O momento de ter nas mãos as provas revisadas, autenticadas com reconhecimento de firma de que, aquela pessoa com quem você esteve todo esse tempo, não serve nem pra adubo. A capacidade que a maioria covarde das pessoas tem de se dedicar a cavar e cavar pra se chegar no fundo do fundo do poço mais profundo é indescritível. Eu ainda me pergunto: Por quê? De onde vem essa idéia de quê se declinar ao bom caráter, à moral, à decência em lidar com os seus semelhantes, faz mais sentido do que se ser grato, de aprender com os erros, de crescer com a falta, e de ser alguém que vai permanecer na memória como aquele que tocou a alma do outro e deixou nela uma mudança boa? Não é porque um relacionamento acaba que as pessoas fazem "puf" e deixam de existir, e todas as lembranças, boas ou ruins, desaparecem como se nunca houvessem estado lá. Não ajam assim, isso machuca e pega super mal. Prova o seu total despreparo em lidar com a perda. Um relacionamento deveria acabar puro e simplesmente porque as pessoas não tem os mesmos objetivos. Tentaram, mas não conseguiram coexistir com todas as suas propostas pessoais. O que tem de tão ruim nisso? Ninguém traiu, ninguém mentiu, não se fez nada além de amar enquanto foi possível. Sair de uma relação falida não é maldade, não é trapaça. Se tudo foi tentado, se tudo foi conversado e dentro do possível adaptado, mas mesmo assim não deu certo, não é uma simples desistência. É se sair com a compreensão de que há algo por vir para os dois. Que o juntos, como casal, não era pra ser. Por que brigar e fazer picuinhas, se esconder pra fingir que não se importa, falar coisas para abrir feridas e extinguir toda e qualquer possibilidade daquela pessoa permanecer em sua vida?! Por que o ser humano sempre se compraz com a dor? Como assim é mais digno fazer o outro sofrer para evitar a própria dor?

Desculpe, eu não entendo isso. Sinto dó dessas pessoas que deixam todas as chances de crescimento escaparem entre os dedos por puro orgulho, arrogância e mesquinharia.