Sociedade + violência = Crime

Nem um nem outro...

A violência é a causa da criminalidade. A violência não acontece sozinha, nasce nas pessoas, num ambiente e situação que a favoreça. É assim, através das pessoas que a violência se torna em crime.

É como analisar a diferença entre os termos “mal” e “mau”...

No caso, violência seria o Mal (com "l"), ou seja, a motivação, o interesse, a vontade de cometer alguma violação de direito instituído de alguém ou alterar o estado normal de alguma coisa alheia ou de propriedade coletiva, ou, ainda, a indiferença diante de um dever moral.

O Mau (com "u") é o agente que pratica o mal (com “l”), pois, já violou algum direito instituído ou deixou de fazer um dever, dando origem ou praticando um crime. Enfim, é o criminoso.

Imagine uma situação em que dois adolescentes pobres magricelas são pegos em flagrante por populares, quando tentavam praticar o furto de um celular que pertencia a uma senhora idosa. Já dominados passam a ser espancados violentamente pela multidão que os deteve, desferindo socos, pontapés e cotoveladas, bem como, agredidos com toda sorte de objetos nas mãos dos populares, que se revezam na pancadaria. Um verdadeiro linchamento com duração de mais de 20 minutos, até a chegada da polícia.

É o ciclo autofágico da violência. Parece estranho dizer isso, mas, todos que socaram os suspeitos de delinquir, também, de alguma forma, são responsáveis pela tentativa de roubo àquela senhora e, ao tempo que, não somente a senhora, mas, todos, inclusive os que apanham e os que surram, são vítimas do nosso sistema social e leis ineficazes.

A sociedade se acostumou tanto o crime, ao ponto de tê-lo como algo banal. Assim, todos estão sujeitos a momentos de fúria, se deixam levar pela mesma violência que motivou os suspeitos de furto que apanharam. Neste torvelinho de sentimentos, ao se depararem com um crime tomam para si as funções de tutor de direitos e também de punidores, o que caberia ao Estado, pois, é o ente constitucionalmente incumbido de tal tarefa.

A sociedade cria e nutre seus cânceres nos próprios órgãos vitais. Nada justifica um crime, mas a violência é, sem dúvidas, a sua madrasta má.

Precisamos de políticas públicas de segurança presentes, eficientes e eficazes, com participação construtiva e compartilhamento das responsabilidades com a sociedade.

Devemos refletir...

Vejam este vídeo, publicado no site R7, acessado em 03/04/2013, às 16h: http://rederecord.r7.com/video/menores-apanham-da-populacao-apos-assaltar-mulher-em-belem-pa--5159f9e892bb25a1bff5f6ec/

Marlon Cardoso
Enviado por Marlon Cardoso em 03/04/2013
Reeditado em 03/04/2013
Código do texto: T4221789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.