Tal Pai, tal filho

"Como filhos obedientes, andem no caminho da vida, moldado pela vida de DEUS, uma vida ativa e cheia de Santidade. DEUS disse: 'EU Sou Santo; então, sejam santos". (1° Pedro 1.16 - A Mensagem).

Diante de tantas calamidades e más noticias que ouvimos diariamente, quero afirmar que DEUS é SANTO! ELE não tem segundas intenções, a humanidade tem colhido o que plantou: 'O total desprezo por DEUS e Seus Mandamentos'. Mas, o DEUS SANTO também é AMOR e deseja que você e eu tenhamos novas atitudes nesse mundo corrompido. Deseja que sejamos santos, tendo ELE como molde de vida!

Como diz o dito popular: "tal pai, tal filho". Se o nosso Pai é Santo, como filhos de DEUS devemos ser santos!

Nos paragráfos abaixos será descrito de forma simples sobre a santidade de DEUS e como ela nos inspira a ser santos.

1 - A SANTIDADE DO SENHOR

Em 1° Pedro 1.16 o Senhor Altíssimo declara: “Eu Sou santo”. Mas, o que significa isso?

A santidade bíblica significa a separação de tudo o que é comum ou impuro. Em relação a Deus, santidade significa que Ele é completamente puro. Isto é, Ele é santo em Sua Natureza, Vontade e Atitude.

Portanto, a santidade é a soma das qualidades morais de Deus. É a plenitude da excelência moral de Deus. Tudo o que Deus faz esta em conformidade com seu caráter Santo e bondoso. E esta verdade consola os nossos corações, pois os cristãos crêem que o DEUS Santo é Onipotente, Onipresente e Onisciente.

Dois pensamentos envolvem a santidade de Deus: a fidelidade própria de todos os Seus atos, e a de que Ele é perfeitamente bom. Portanto, pode-se afirmar que Deus é por Sua natureza, inteiramente oposto ao pecado.

Santidade é o atributo pelo qual Deus queria ser conhecido no tempo do Antigo Testamento (Lv. 11.44, Js. 24.19; Sl. 99.3, 5, 9; Is. 40.25; Hc. 1.12). No Novo Testamento temos declarações diretas (Jo. 17.11; 1° Pe. 1.15-16); em declarações de louvor (Ap. 4.8), e na figura de Deus como Luz (1° Jo. 1.5).

A santidade absoluta, incondicional, irrestrita, integral, e inata de Deus significam que os pecadores precisam estar separados Dele, a menos que encontre uma maneira de fazer com que sejam santos. O sacrifício de Cristo resolveu essa questão. Repito: O sacrifício de Cristo resolveu essa questão! Oh! Glória!

2 - A ORDENANÇA DE DEUS PARA OS CRISTÃOS

Uma visão correta da santidade de Deus deve fazer que o cristão esteja sensível ao seu pecado (Is. 6.3; Lc. 5.8). A responsabilidade de ser santo é dos filhos de DEUS, daqueles que reconhecem CRISTO como SENHOR e SALVADOR. Estes são chamados para ser luz do mundo!

Portanto, DEUS quer que você e eu sejamos santos! O texto biblico do versículo em destaque (1° Pe. 1.16) expõe de forma clara a ordenança de DEUS para nós: Sejam santos, pois DEUS é santo! Notem que o texto diz que é uma consequência da obediêcia ao SENHOR. Você tem obedecido ao SENHOR? Como anda a sua leitura biblica?

O texto ainda diz que devemos andar pelo caminho da vida. Por quais caminhos você tem andado? Diz ainda que a nossa vida deve ser moldada pla vida de DEUS. Quem tem sido o seu molde de vida?

Querido leitor, nesse instante ore ao DEUS Santo, pedindo que ELE te santifique é possível ser uma nova criatura em CRISTO JESUS (2° Co. 5.17).

PORTANTO:

O Nosso DEUS é SANTO, e temos a ordenança de sermos santos também. Portanto, afirmamos que a santidade de Deus deve ser o padrão para a vida e a conduta do cristão (1° Jo. 1.7).

A conduta adequada do cristão deve ser testada com uma simples pergunta: “Isso é santo?”. Esse é o padrão fiel do cristão, do qual jamais o cristão deve fazer concessões.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 02/04/2013
Código do texto: T4219432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.