Reflexão

"Deito-me na banheira morna e fico assistindo, na memória, à retrospectiva da poeirinha que levantei na vida. Quem sabe assim eu consiga finalmente saber se sobra mesmo alguma coisa no final do caminho" Epicuro

Pois é... Instigante esta reflexão...

Primeiramente o que me chamou a atenção foi a imagem de Epicuro deitado em uma banheira morna... Nunca havia me passado pela cabeça um filósofo grego, ou de qualquer outra nacionalidade, deitado em uma banheira (talvez com velas acesas e um bom vinho para degustar...) relaxando e refletindo sobre a vida... Talvez eu seja muito acadêmica para imaginar tais coisas... Podem sorrir...

Brincadeira à parte, aquilo que me impressionou foi a tal da poeira...

Já pensaram nos rastros que estamos deixando pela vida? Serão apenas pó e nada mais? O que temos feito por nós mesmos, pelas outras gerações que ainda estão por vir? Que porvir terão?

Atendo-nos à parte material, sem esquecer das consequências imateriais e emocionais desta poeira, deixaremos algumas veredas... Poucas bem cuidadas e enfeitadas com flores, caminho lindo para ser percorrido; muitas arrasadas, cheias de lixo, depósitos de nosso egoísmo desmedido; outras tantas apenas com nossas trôpegas pegadas. Será que ainda não aprendemos a caminhar respeitosamente?