Reflexão Sobre a Amizade

Após tantos anos refleti que manter amizades antigas é mais interessante que formar novas amizades, pois se já pode ser difícil manter as amizades com quem já conheço de longa data fica complicado conhecer novas pessoas criando afinidades, estabelecendo atividades em conjunto, confiando conhecimentos e intimidades como faço com meus antigos amigos de quem gosto tanto. Descobri que fazer novas amizades é uma coisa complexa pois é fácil as pessoas disfarçarem sua real essência, ainda mais na fase adulta, onde as reservas são maiores e fica mais fácil ter uma ausência própria da idade.

Passei a pensar que as amizades se mostram nos momentos de altos e baixos, que é preciso ter companheirismo, compreensão, respeito, confiança, empatia, afinidades, intimidades, sinceridade, honestidade, auxílio, aprendizados, correções, benevolência, atenção, sinceridade, gratidão e tantos outros valores positivos a ser observados devem ser valorizados como indicativos de uma amizade saudável e durável. Por isso devemos avaliar racionalmente quem está ou não conosco, uma amizade não pode ter maledicência, desprezo, falsidade, desrespeito, traição, frieza, indiferença, inveja, agressividade, morbidez, efusividade, desonestidade, utilitarismo, unilateralidade, desleixo, ingratidão e outros valores negativos, quando notados tais valores é importante romper o contato, pois é melhor estar só com poucos amigos verdadeiros do que rodeado por falsos amigos que atrapalham nossas vidas e a deles mesmos.

A existência de ex-amigos é verídica, pois vários laços afetivos e íntimos podem ser destruídos por nós mesmos, pelos outros e por ambos os lados e não existe eternidade, então existe o fim de amizades e isso deixa marcas necessárias para a evolução das pessoas, uns aprendem com isso, outros apenas terão mágoas, raiva, decepções e até mesmo o ódio que é um sentimento corrosivo que faz mais mal a quem o sente do que ao alvo desse sentimento que deve ser superado. Pensei muito sobre o que aprendi e ensinei e cada pessoa que entrou na minha vida teve um papel, que tive que absorver o máximo de conhecimento pelas experiências vividas desde as mais prazerosas até as mais dolorosas.

É preciso extrair um produto de tantas ações e durante uma amizade e o fim da mesma é preciso compreender onde acertamos, onde erramos, onde os outros acertaram e onde os outros erraram. Considerar uma pessoa de forma maniqueísta onde os extremos são expressos como se as pessoas fossem de todo bem ou de todo mal é uma tolice imensa, pois nossos amigos e também os inimigos possuem seus conhecimentos, talentos, qualidades e defeitos pois todos somos humanos e isso deve ser avaliado.

Tive muitas amizades e até elas acabam pois cada pessoa tem sua jornada pessoal nessa grande aventura que é a vida e existem situações e épocas onde o isolamento é a melhor das escolhas. Certas pessoas evoluem melhor na distância de nossa companhia e igualmente passamos pelo mesmo processo, sendo assim melhor não insistir num contato que pode ser danoso para ambos os lados.

Considerar um desconhecido como amigo abrindo sua vida para tal pessoa é um grave erro, gente maldosa tem aos montes muito e essas podem nos ferir assim que obtiverem conhecimentos sobre nossas vidas, assumindo amores e amizade por nós facilmente ditos "da boca para fora", mas suas atitudes são as reais provas do que realmente pensam e sentem por nós. Nossos amigos reais serão poucos após o tempo deixar que as máscaras caiam.

- Hector Hertz.

Março/2013.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 16/03/2013
Reeditado em 24/03/2013
Código do texto: T4191683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.