Quem é importante

Quem é importante? Esta é uma pergunta estranha, que pode dar a impressão de que algumas pessoas têm mais valor, enquanto outras seriam insignificantes, sem merecer maior atenção da nossa parte. Ademais, que critérios são válidos para dizer que uma pessoa é importante? O dinheiro, a posição social, a profissão, nível de instrução? Serão estes critérios válidos? Digamos, então, que uma pessoa se julgue importante por ser rica, achando, por isso, que é superior aos demais. E se essa pessoa, de repente, perder toda a sua fortuna? Então, ela deixou de ser importante apenas porque não tem mais o mesmo patrimônio?

Que se pode concluir de tudo isto? Que, para a pessoa ser importante, ela depende de fatores externos a ela? Nada do que a compõe interiormente influi no que determinará o seu valor pessoal? Sua personalidade, qualidades e tudo o mais não merecem ser levados em conta? Talvez nós devêssemos nos perguntar: o que é ser importante? Esta não é uma pergunta simples e, provavelmente, não há uma resposta definitiva para ela, mas é bom que pensemos nela seriamente antes de dizer que esta ou aquela pessoa é importante. Ao querermos dizer que uma pessoa é importante, reflitamos sobre o que nos leva a querer dizê-lo, principalmente para que observemos os conceitos que temos do mundo, das coisas e das pessoas e passemos a avaliar se são conceitos consistentes, resultantes de observação e reflexão ou se os assimilamos passivamente, como máquinas recebendo instruções. É importante que, ao julgarmos as pessoas, lembremos que falamos de seres com inteligência, ideias e sentimentos e, devido a isso, nunca devemos julgá-las baseados em preconceitos ou como quem julga um objeto ou um animal, dizendo "isto não serve" ou "não tem nenhum valor".

As pessoas sempre são muito mais do que o que permitem que percebamos delas. E lembrar disto é muito importante.