AMAR


O amor tem muitas facetas, mas em todas elas está presente algo que nos diferencia dos demais animais e nos faz mais humanos e sociais.
Amar parece fácil, mas em geral não estamos amando quando o amor parece fácil. Amar é difícil e complexo, é até mesmo um pouco trabalhoso, mas depois que iniciamos sua construção em nós, através do compromisso para com os outros, ele me parece até um pouco contagiante.
Amar é em essência dignificar nossa humanidade, não em nós mesmos, mas na liberdade e na dignidade social e humana dos demais irmãos em espécie. Amar vai ainda além e nos faz unos com a natureza que nos permitiu por evolução aqui estar e aqui experimentar um pouco da passageira vida, que é de longe o bem maior que possuímos, mas que sem dignidade de pouco vale para a sociedade, sociedade esta que deve ser maior que eu próprio.
Amar é transcender ao meu pelo nosso, ao tenho pelo possuímos, aos meus pelos deles, amar é enfim, nada esperar em troca, é se doar pelo social, é se comprometer pela maximização da felicidade de todos, é ter a ousadia de se revoltar pelo que aqui está de preconceitos, exclusões sociais e abandonos. Amar é buscar nossa humanidade nos outros.
 
 
OS: este texto nasceu de um comentário a um belo texto de uma amiga poetiza deste recanto.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/03/2013
Código do texto: T4187319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.