O espírito mental


O espírito humano, aquilo que nós somos, aquilo que estamos, nossa característica de ser, sentir, comportar e realizar nossa existência como seres únicos, é complexo, mutável e passível de indução, mas sempre é reflexo da emergência mental do status “bio-neuronal” que, em um determinado instante espaço-temporal, é composto pelo circuito físico-químico de nossos neurônios, bilhões deles, em muitos trilhões de conexões sinápticas.
 
O cérebro é um órgão cuja principal “magia” operacional é ligar ou desligar conexões, e ele o faz constantemente, e muito bem, reforçando algumas, criando outras novas e desligando outras, desta forma somos eternos mutantes dos seres que nos compõem. Ao retornarmos para casa, após um simples passeio, já temos um circuito neural um pouco diferente daquele que tínhamos ao sairmos, assim, já estamos um ser um pouco diferente daquele outro. É natural que isto não ocorra com todas as conexões sinápticas. Algumas já nascem programadas para serem ativadas e permanecerem, assim, conectadas, por todo um tempo sadio de vida mental. Estas ligações fazem parte de circuitos básicos necessários a nossa existência e sobrevivência, entretanto a porção mais recente do processo evolutivo cerebral, em geral a parte mais externa de nosso cérebro, entre elas o córtex, possui uma plasticidade muito dinâmica, e assim podemos aprender, esquecer, e ser quem somos a cada instante presente.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 13/03/2013
Código do texto: T4186016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.