Sobre as Novelas
Disse minha professora de Linguagens da Arte e Literatura Comparada, que existe uma crença no meio literário de que "assistir novelas no Brasil é mais que uma missão, é um dever de todo brasileiro que ouse se aventurar na área de Letras... indo mais além, disse que certo Fulano de Tal, conceituado, foi decidido ao afirmar que: "quem não assiste novela no Brasil deveria ser enquadrado como criminoso e ser preso por atentado à cultura do país"... e aí eu pergunto:
- Gente, é para tanto?
Não assisto novelas, não gosto, não tenho a mínima intenção de passar a assistir novelas para complementar meus estudos. Amo ler, e não consigo deixar para terminar um bom livro no dia seguinte... como então ficar presa numa estória que leva meses para terminar, enquanto escraviza uma multidão de seres humanos à frente de seus aparelhos de televisão, no bom intuito de angariarem audiência suficiente para venderem horários comerciais milionários que visam tão somente levar os telespectadores a comprarem os produtos anunciados?
Será que estou tão errada em meu raciocinio?
Será que um meio de comunicação tão manipulado quanto a televisão pode ser considerado fonte de saber acadêmico? Estou aberta a opiniões divergentes, desde que coerentes.
Agradeço os comentários.