Sim. O Corinthians Tem Culpa!

O valor da vida humana tem um valor cada vez menor. Refiro-me espeficicamente a morte de um adolescente na Bolívia, no jogo entre Corinthians e San Jose, pela copa Libertadora da América, onde um torcedor do Corinthians atirou um sinalizador naval na torcida adversária, causando o óbito de um adolescente chamado Kevin, de 14 anos. Devido ao ocorrido, a Comebol puniu o Corinthians com a exclusão de sua torcida dos demais jogos da copa Libertadores da América, ou seja, o Corinthians entrará em campo sem a sua torcida para que se evite a repetição de um fato semelhante a este.

O caso acima já é um absurdo por si só, porém, maior absurdo se pode ver hoje, no programa da rede Bandeirantes de Televisão, Jogo Aberto, onde o senhor Alberto Bussab (da diretoria do Corinthians) compareceu para falar sobre a defesa jurídica que o Corinthians encaminhou a Comebol na tentativa de retirar a punição imposta ao clube e para ratificar (pois foi o que fez) que o Corinthians, segundo ele, não tem culpa na morte do adolescente Kevin. As palavras do senhor Alberto Bussab soaram, no mínimo, irreais, pois não levou em conta a gravidade do caso, vejamos alguns de seus argumentos.

1º - A Responsabilidade do Clube Mandante – San José

Segundo o senhor Alberto Bussab, a responsabilidade seria do clube mandante do jogo, no caso, o San José. Este tem a incumbência como clube mandante de garantir a segurança, a vistoria e todas as demais condições que devem ser observadas para que se tenha um jogo tranquilo. Nessa ótica, o San José, clube boliviano, teria falhado por não ter passado em revista a torcidas, o que impediria a entrada de sinalizadores, como o que entrou em campo com a torcida do Corinthians e que foi utilizado para matar um torcedor boliviano, o adolescente Kevin, de 14 anos. Teria falhado o San José também por não ter, por meio da segurança de seu estádio, coibido o uso dos sinalizadores quando estes começaram a ser usados.

È bem verdade que o San José tem a sua responsabilidade sobre o seu estádio e as condições deste por ser o clube mandante dos jogos, e sim, falhou subjetivamente ao não tomar as medidas cabíveis para se evitar episódios como o que ocorreu, porém isso não retira a responsabilidade do Corinthians. É muito fácil, agora que um adolescente de 14 anos de idade foi morto, tentar desfocalizar de sobre si, de sobre o seu clube, o Corinthians, a culpa que, sim!, este tem, pois o clube é responsável pela sua torcida e responde pelos atos desta, daí a punição da Comebol. O fato de o San José não ter cumprido a sua parte para garantir as condições essenciais para o jogo, como as citadas acima, não está em questionamento e tampouco provocou objetivamente a morte de qualquer cidadão, seja brasileiro ou boliviano. Mas os atos da torcida do Corinthians sim provocaram. Não se pode admitir que o Corinthians e sua diretoria tente se eximir da responsabilidade pela morte de um adolescente na Bolívia, dizendo que a culpa não é sua, antes é do clube de futebol San José.

Afinal, essa suposta preocupação do Corinthians sobre a fato de qualquer clube mandante ter que cumprir a risca e sem falhas aquilo que é de sua responsabilidade não parece ser nem um pouco genuína, pois se não fosse o fato ocorrido o Corinthians não estaria se apoiando nesse argumento, ou expressando essa “preocupação”, o que nunca foi visto, fato que demonstra que a utilização deste argumento é apenas para tirar de sobre si, ou tentar tirar a sua responsabilidade que de fato possui. Após a morte de um inocente é fácil lavar as mãos e fingir que não tem parte no ocorrido. O Corinthians tem sim responsabilidade no ocorrido por ser responsável por sua torcida, existe um vinculo torcida-clube que não se pode negar, e isso é a Comebol que afirma, tanto é que puniu o Corinthians. È Corinthians que está sendo questionado nesse tumulto todo, não o San José, a Comebol ou a história de jogos passados, pois muitos tem tentado tirar os responsáveis de cena utilizando esse tipo de argumento e reflexão “filosófica”.

2º - O Corinthians Deve Ser Punido Somente Pelo Uso de Sinalizador, e Não Pela Morte.

Segundo o senhor Alberto Bussab, o Corinthians nada teve haver com a morte do torcedor adolescente do San José, e deve ser punido somente pelo fato de sua torcida ter entrado no estádio boliviano com sinalizadores.

Parece que o Diretor do Corinthians se esqueceu novamente da parte em que o clube é responsável pela sua torcida, não importa se estes foram para a Bolívia acompanhar o seu time com seus próprios recursos, de maneira voluntária, isso não retira a vinculação torcida-clube.

Quer dizer então que o Corinthians se declara responsável pela sua torcida por esta ter entrado no estádio boliviano com sinalizadores, reconhecendo que o clube deve ser punido nesse aspecto. Porém, esta mesma torcida atirou um sinalizador naval na arquibancada dos torcedores bolivianos, matando um inocente de 14 anos; ora, a torcida é a mesma. Veja a contradição “pelos sinalizadores reconhecemos a responsabilidade, mas pela morte do menino não”, é o que o senhor Alberto Bussab praticamente disse. É um paradoxo ridículo!

3º- Os Finalmentes...

Dentre outras coisas que foram ditas pelo senhor Alberto Bussab estava também a situação dos 12 Corinthianos presos na Bolívia. Sobre este aspecto Bussab disse: “O Corinthians não se meteu”. Disse que respeita os torcedores, pois são Corinthianos, mas que estes foram para a Bolívia de maneira voluntária, sem ajuda do clube, como se isso, repito, extinguisse ao vinculo torcedor-clube. É uma tentativa sutil para tentar fortalecer a inútil posição de que o clube Corinthians nada teve haver com a morte do menino Kevin, na Bolívia. Bussab Afirmou também que há advogados e que os torcedores estão recebendo apoio, mas não do Corinthians, para solucionar o seu problema. Esse problema se chama cadeia: os 12 Corinthianos estão presos por suspeita de envolvimento na morte do adolescente Kevin e também por terem sido flaganteados com sinalizadores e objetos que ofereciam risco a vida. Enquanto o Corinthians “respeita” esses torcedores presos, e se mantém distante, as famílias dos mesmos seguem desesperadas no Brasil. O fato de os torcedores estarem recebendo assistência jurídica e algum outro apoio, não retira o bom senso mínimo, que nos faz concluir, que o Corinthians devia sim, com seus meios e recursos, estar prestando ajuda aqueles torcedores. Mas prefere se manter a distancia daqueles que só quiseram estar pertos. Que reciprocidade, hein!

Questionado sobre uma possível ajuda do Corinthians a família do adolescente Kevin, o senhor Alberto Bussab disse “vamos deixar a ajuda para outro momento”. E eu me pergunto: qual será esse momento? Haveria um momento mais dolorido para uma família do que a perca de um ente querido, ressalte-se, um adolescente de 14 anos de idade?

O fato é que o posicionamento é o mesmo dispensado aos torcedores corinthianos presos na Bolívia: a distância! O clube quer manter distância para que não pareça que está reconhecendo uma culpa, que aos olhos de Bussab, não tem. Ora, se tem ou não tem culpa não interessa, nessa ora a vida humana tem mais valor do que qualquer esporte, do que qualquer paixão por qualquer time ou atleta que seja. Enquanto Bussab está preocupado com os jogos que o Corinthians ainda realizará sem torcida, deveria ao menos se colocar no lugar de uma família que perdeu seu filho adolescente e que não o terá, não apenas em jogos de futebol de uma copa, mas para toda vida. O que vale mais?

A copa Libertadores da América terá outras edições, mas a vida deste garoto não.

Profano
Enviado por Profano em 06/03/2013
Reeditado em 06/03/2013
Código do texto: T4174405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.