Por que devemos ser bons

Hoje, pensando que ter sido boa só me fez perder, eu me perguntei: "Então, eu devo ser boa apenas quando tiver a certeza de que minha bondade será reconhecida e recompensada? E, se eu faço o bem esperando recompensa, isto é bondade verdadeira?"

Pergunto-me qual é a essência da bondade, o que faz com que uma pessoa seja realmente boa e por que devemos ser bons. Com certeza, não devemos ser bons apenas esperando que os outros nos amem e tratem bem, porque isso seria comprar o respeito e amor das pessoas. Também não devemos fazer o bem somente pensando em ir ao céu noutra vida. Isso não equivaleria a comprar a nossa morada no Paraíso? E, com certeza, se fizermos o bem apenas visando a uma recompensa, o Deus onisciente iria perceber, porque, como se diz, Ele vê os nossos sentimentos ocultos.

Faço-me estes questionamentos porque vejo que ser bom nem sempre leva os outros, especialmente os que ajudamos, a nos apreciar ou retribuir. Muitas vezes, eles nos desprezam e nos julgam idiotas. Infelizmente, vivemos num tempo e num mundo em que o normal é ser oportunista e se dar bem a todo custo, passando por cima dos outros. Ver os sentimentos e as necessidades dos demais, atualmente, virou idiotice. O exacerbado individualismo de nosso tempo está levando as pessoas a serem egoístas e só pensarem no que lhes traz proveito. Quase não há mais lugar para a bondade no mundo de hoje.

Quem quiser ser bom, deve estar preparado para saber que vai ser explorado, criticado e chamado de otário, porque o que realmente vale é ser esperto, é subir na vida, não ser decente, honrado e altruista. Pensando bem, ser bom exige uma grande coragem, porque a pessoa sabe que será zombada e, sinceramente, a gente se sente mesmo tentado a se tornar cínico e egoista como a maioria para não ser alvo de troças, como tem sido o meu caso. Há ocasiões em que me pergunto se eu não teria ganhado mais se eu fosse insensível e fria. Porém, isso não adianta. Primeiro, porque não sei ser de outro jeito. Depois, acho que seria fácil demais mudar só para os outros não rirem mais de mim.

Ser boa é um desafio constante, que está me levando a travar batalhas diárias.