TEMPO E VIDA

A vida é o tempo decursivo desde o nascimento até à morte. Pelo que sabemos, Deus está acima da vida e da morte, ou seja, Deus nunca morreu e nunca viveu, pois a vida é limitada, e a um tempo determinado para ela, pois, Segundo Agostinho de Hipona, as coisas duram, e o tempo é a duração de todas as coisas. Por conseguinte, a vida foi criada por Deus, e por isso existe um tempo determinado que a torna limitada.

Mas, Deus é ilimitado, então neste contexto de vida (duração de tudo, e que se confunde com o tempo), não se explica a existência d'Ele, mas, a "vida" (forma de viver) de Deus é eterna, ou seja: não existe tempo definido para a eternidade, assim como não existe tempo para Deus, pois, como supracitado o tempo é a duração de tudo que foi criado, mas, a eternidade é a forma de "vida" de Deus.

Sim, agora compreendo que existe uma forma de vida para Deus, a eternidade. No livro de Salmos 90:4 diz assim: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite". Portanto, o autor dos Salmos foi sábio ao dizer tais palavras, pois, na eternidade não há contagem de dias, semanas, meses ou de anos, visto que se Deus é onipresente, ele está presente em tudo e em todos, por isso, neste momento ele está aqui, no futuro, no passado, num futuro alternativo (outro futuro para nós. ex: Caso escolhêssemos estar assaltando ao Banco Central, ao invés de estarmos aqui, isso traria para nós um outro futuro), e em todos os lugares que todos nós, humanos, podemos imaginar e ainda outros lugares que desconhecemos, então, ele está no agora e está também ao mesmo tempo em mil anos à nossa frente. Por isso que a interpretação do que é tempo é diferente para Humanos e para Deus.

Essa história de um ano para humanos igual a mil anos para Deus, nos leva a acreditar que existe também um tempo de Deus. Mas, se o tempo é a duração da vida (período de existência), e a vida é o tempo de existência, esse mesmo tempo e essa mesma vida jamais entrarão na eternidade porque eles não conseguirão cumprir seus devidos papéis, pois saem de suas competências, já que, na eternidade é impossível medir o tempo de existência, visto que, não há como saber o tamanho daquilo que é eterno, e nem quanto ela irá durar. ou seja, a vida terrena e o tempo não mais existirão. O livro de Eclesiastes 3:1 diz: "Tudo tem seu tempo determinado, e há seu tempo para todo o propósito debaixo do céu" então não existe tempo nem uma vida semelhante a nossa para o grande e poderoso Deus.

Pelo menos é o que conseguimos interpretar.

Rafael Lima de Araujo
Enviado por Rafael Lima de Araujo em 03/03/2013
Reeditado em 07/03/2013
Código do texto: T4168659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.