Um ateu não faz apostas

Um ateu não faz aposta com sua existência, uma vez que nada espera do depois. Um ateu ama a vida intensamente, pois sabe que ela é única e fatal, que ela não se repetirá ou se perpetuará de forma alguma. Um ateu não joga sua existência em um futuro irreal. Um ateu ama a vida e ama o próximo, de toda sua realização, porque sabe que tendo uma única chance, deve aproveitá-la com humanidade, com seriedade, com respeito humano e social. Um ateu não põe ou coleciona fixas em um tipo de deus, ou em um tipo de religião que poderia lhe garantir um amanhã, simplesmente porque este amanhã nunca virá.
 
Um ateu por si só não é melhor nem pior que um crente, talvez mais sincero em seus atos, mas como qualquer humano, existem os ateus de índole boa e humana, e existem os ateus revoltados ou de índole má e doentia, exatamente como os crentes.
 
Li um texto em que falava que o ateu fazia uma aposta, e que ao morrer caso se encontrasse com deus teria melhores ganhos do que aquele que sempre teve crença neste deus. Pura falácia de sentido. Se mesmo que eu morresse e encontrasse este tal deus, eu diria exatamente o que digo hoje, mesmo se existisse algo espiritual, ele não poderia ser deus, pois deus teria que por definição ser o extremo bem, deveria ser onipotente, onipresente e onisciente, e este ser que eu encontraria não seria nada disto.
Não seria extremo bem e total amor, pois sendo onipotente e onisciente permite sofrimentos avassaladores. Qualquer um que vir a realidade de uma guerra, sabe o quanto a humanidade é destruída, quanto sofrimento, quantas famílias desfeitas, quantas crianças mortas ou abandonadas, quanta miséria humana surge das guerras, e para piorar elas em sua maioria tem fundo religioso ou financeiro.
 
Não poderia ser onipotente, pois jamais, este pseudo ser que se chamaria a si próprio de deus poderia ferir as regras da lógica. Jamais ele poderia criar um triangulo de 4 lados, em um plano euclidiano e em espaço euclidiano, ele jamais poderia criar um triangulo cuja soma dos ângulos internos fosse 180 graus em uma superfície não plana que fosse a superfície de uma esfera de raio não infinito. Ele não poderia fazer a estátua do cristo redentor caminhar até o maracanã viajar em um carro de passeio mantendo todas as métricas atuais. Sua onipotência jamais será verdade absoluta.
 
E finalmente ele não poderia ser onipotente e onisciente, pois sendo onisciente saberia tudo que está para acontecer e poderia definir antecipadamente, e sendo onipotente poderia alterar esta previsão, assim é impossível ser, na mesma medida totalmente onipotente e totalmente onisciente.
 
Mas se ele se pode se chamar de deus, posso também eu me chamar de odin.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/02/2013
Código do texto: T4159578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.