Intencionalidade


É curioso como nossa mente tende a ver intencionalidade em todos os acontecimentos que nos afetam. Parece que somos ávidos em perceber, mesmo que sem a menor evidência formal, que fenômenos, muitas vezes aleatórios, ganham uma aura de intencionalidade, principalmente quando nos afetam. Adoramos teorias da conspiração, exatamente porque dão intenção a eventos díspares, dispersos e quase sempre sem correlação.
 
Talvez porque sejamos excelentes contadores de história, muitas vezes inventamos enredos para justificar um pouco do que somos e também um pouco do como agimos. Muitas vezes estas criações mentais, com o passar do tempo, ganham ares de verdades até para nós mesmos que as criamos, ficando impossível discernir o quão dela é verdade e o quão dela é criação.
 
Nos é difícil entender um mundo real sem uma clara relação de causa e efeito e uma bem definida intencionalidade nos atos e nos comportamentos. Para nossa mente frágil, insegura e cheia de bugs, se algo acontece, deve ter uma causa única e em paralelo uma intencionalidade. Damos intenção até para eventos físicos, por exemplo: “o carro não quer funcionar porque estou nervoso e ele prefere não me expor a riscos”.
 
O mundo real é caótico em relação a sucessão de eventos. A maior parte das coisas acontece sem maiores intenções. E em relação as causas, elas podem ser tão complexas que podem se entrelaçar com fatos e eventos que ocorreram em diferentes tempos, alguns mesmo a muito tempo atrás, e também em diferentes locais, sob diferentes condições, envolvendo diferentes pessoas, com variadas e diferentes intenções, alguns destes fatos podem inclusive se abster de intencionalidade.
 
Alguém é atingido por uma bala perdida simplesmente porque uma conjunção de eventos o colocaram naquele local, naquela exata hora e uma bala disparada sem a intenção de atingi-lo, o faz. Pode até parecer que tudo conspirou para que isto acontecesse, mas o que ocorreu foi uma fatalidade relativa ao estado caótico da realidade existencial de nosso universo.
 
Sim existem ações intencionais, tanto boas quanto más, não seria ingênuo de acreditar que muitas pessoas agem movidas por intenções ou mesmo interesses, mas muito do que acontece possui diversas causas e muito pouco de intencional.
 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/02/2013
Código do texto: T4159461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.