Crer é necessário

Crer é necessário. Ninguém vive totalmente livre das crenças, pois ninguém tudo sabe. O conhecimento absoluto é uma utopia, que deve ser constantemente buscada, mas que talvez jamais seja alcançada. Isto posto, todo conhecimento inicia-se, em algum ponto, em uma crença.
Uma vez que crer é necessário, não indica que deveríamos ser livres para crer em qualquer coisa. Até para crer é necessário racionalidade, lógica e analise crítica. Crer no impossível é fanatismo, crer no ilógico é burrice, crer no que fira o real, entendendo-se o real, não como aquilo que percebemos, ou que introspectivamente nosso cérebro cria como imagem somático-sensorial da realidade externa que está aqui, mas sim o real como as engrenagens, os mecanismos e a imanente composição energia/matéria quântica/relativística do que existe, é ser ignorante por vontade própria. Sim, devemos ter a mente aberta para o que ainda desconhecemos, ou mesmo para abrir mão de teorias que nos são confortáveis por outra mais corretas e ajustadas, mas ter a mente aberta não significa, e nunca significou, ter uma mente aberta as loucuras pseudocientíficas ou as crenças ilógicas e irreais, isto não seria ter uma mente aberta, mas sim ter uma mente furada, ou corrompida.
 
Muitas vezes confundimos o que muito gostaríamos que fosse com o que realmente é, o que desejamos com o que é verdade, o que cremos como verdadeiro conhecimento com o que verdadeiramente conhecemos, o que é mero sonho com planejamento, esperança com possibilidade, confundimos também probabilidade com acidente, casualidade com intencionalidade, e ao olharmos para traz, como vemos um único caminho, aquele que aconteceu, entendemos como que este caminho aconteceu porque tinha que acontecer, quando esta é uma falácia mental absurda. A realidade é caótica e podemos realizar direta e indiretamente milhões de coisas e em cada momento escolhemos uma e a realidade se ajusta a esta, até que o nosso presente hoje ocorre porque tudo aconteceu, e não o oposto de que todo era planejado a acontecer, porque somente assim hoje eu estaria aqui diante de meu presente.
 
Crer é necessário, mas buscar o conhecimento e a verdade que seja possível encontrar é nossa obrigação.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/02/2013
Código do texto: T4157110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.