Viver é sofrer, Morrer é livramento.

Viver é essencialmente querer, por conseguinte, querer é essencialmente aquilo que não se tem, pois querer é uma derivação do desejo, e desejo é uma memória constante daquilo que não temos na vida. Raramente conquistamos aquilo que desejamos, e mesmo que o desejo seja realizado, outros desejos apareceriam de imediato, pois uma vez realizado um desejo, outro aparece no ato, fazendo daquilo que conquistamos apenas uma nuvenzinha escura no passado. A satisfação que se conquista do desejo realizado é temporária e passageira, deixando o indivíduo no tédio, levando-o a vontade de desejar novamente. Com o tempo, a dor e a frustração se tornam um grande acúmulo, devido aos desejos não realizados e o tédio que assola o indivíduo depois que um desejo é conquistado. Logo, percebe-se que a única maneira de nada desejar, e de não se entediar com os desejos realizados, seria não-sendo, inexistindo.

Para aqueles que nunca pensaram de tal forma e se deixam levar pelos desejos mesmo sabendo que nunca encontrarão felicidade neles, sempre continuarão a desejar para suprir o tédio e o tempo de vida; é uma forma ilusória de viver, mas que dá, ao indivíduo, vontade para prosseguir. Muitos se apoiam nos desejos, mas o grande problema das pessoas que vivem pelos desejos, é a morte. Pois ela destrói tudo aquilo que a pessoa conquistou uma vida inteira, não somente isto, mas a aniquilação total do indivíduo e da vontade, que é o que o inspira os desejos. Viver com a ciência de que tudo que se obtém de nada adiantará é, de certa forma, sofrimento. A destruição total do ser, esta é a maior afronta ao ego... A vida passa a ser uma corrida contra o tempo, mesmo sabendo que a batalha já está perdida.

Por outro lado, existem aqueles que percebem que viver sob a escravidão dos desejos é a mais pura ilusão, estes, por outro lado, desejam apenas o não-ser, e a morte é á única que pode realizar tal tarefa, destruindo totalmente o ser pensante e o levando a um mundo de sono profundo sem jamais despertar. A morte realiza a principal condição; deixar de ser o que é; ser colocado noutro mundo, e mudar inteiramente de ser, é no fundo uma só e mesma coisa. Viver é como correr atrás do próprio rabo sem nunca conseguir alcançá-lo. Viver é sofrer. Morrer é livramento.

"Portanto, o que é a vida senão um ciclo infinito de querer, satisfazer, entediar-se e depois querer de novo" - Arthur Schopenhauer

Nishi Joichiro
Enviado por Nishi Joichiro em 21/02/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4152995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.