O PAPA, A POLÍTICA E O FIM DO MUNDO...
OPINIÃO
Neste presente mês de Fevereiro , em plena "festa da carne", o mundo religioso foi surpreendido com uma notícia bombástica: a renúncia do Papa Bento XVI: um enorme desafio à fé Cristã Católica.
Cheguei até a pensar que esta renúncia seria um dos tais falados segredos de Fátima...bem perto DO MUNDO ACABAR.
Claro que não é todo dia que ouvimos uma notícia de tamanha repercussão no mundo religioso, principalmente neste atual mundo em que vivemos: política para todos os lados!
As especulações então...foram a pauta das notícias.
Todavia, observando bem a dinâmica das religiões ao longo da História, a renúncia dum Papa, a meu ver , é como um renúncia política.
A se considerar que o Vaticano é um Estado, chegamos à conclusão que sequer o Papa, o chefe do Estado da Igreja Católica Apostólica Romana resistiu às possíveis pressões do mundo, não apenas do religioso, mas do mero mundão do lado d efora que toda igreja tenta entender para doutrinar.
Deixou claro ao nosso pensamento as subliminares das entrelinhas do seu discurso sobre a Igreja, a meu ver senso lato. Vale para todas elas.
Falou em hipocrisia.
Ora, se até a fé tem embasamento político e financeiro, difícil escapar a própria Igreja, seja ela qual for, dos vícios humanos...
A meu ver a ocorrência foi algo figurativa e até repetitiva, posto que até Cristo, segundo relatos do Evangelho de Marcos- os Mercadores do Templo, cap, 21, se irritou com os homens que se utilizavam da Igreja para outros fins comerciais que não a fé.
Alguma semelhança com nossos dias? Responda quem souber.
Achei o Papa supimpa! Se o Papa falou, tá falado! Lembram?
Certo é que chega uma hora na vida da gente, e até na do Papa, e principalmente quando o tempo avança a nos fazer mais sábios observadores, que devemos nos posicionar e reviver a passagem dos mercadores do templo, neste grande mercado que é o mundo de hoje.
Tudo é dinheiro...que coisa mais chata e sem graça!
Havemos que virar todas as "escusas" mesas ...amém.
Oremos e vigiemos...a tudo e a todos!
Acho que o Papa se encheu é do mundo que seus olhos bem vêem...e que não acreditam, isso sim! Seu marca-passo foi o de menos!
Melhor mesmo é pendurar as chuteiras e se recolher, porque esse mundão, minha gente , tem mais jeito não! Descompassa até o melhor rítmo do mais compassado coração Papal!
Saibam: Os políticos loteiam a Terra e os religiosos loteiam o Céu! Acredito que o Papa percebeu o tal mercado da fé e desistiu a tempo.
Aliás, já compraram seu lote?
Ainda bem que descobri que a fé não precisa de Igreja alguma porque Deus sempre está bem pertinho, aqui ó, dentro da gente.
Oração é a vida de cada dia a cada instante, cada uma das nossas melhores opções do livre -arbítrio. O resto é "mercado de mercadores".
Deus? É só buscá-lo, Ele está prontamente a nossa espera.
É de graça...sem intermediários,com e para todas as Graças!
Que o Papa se recupere das suas decepções celestiais...enquanto nós, meros terráqueos, aguardamos pelo já bem próximo fim do mundo.
Ou já chegou e eu nem percebi?