Um jogo de cartas marcadas

Tudo certo.

É preto no branco, válido, legal!

Legal? E o que diz a lei? Quanto vale a palavra da lei?

Vale dinheiro ou vale a honra? O que vale mais?

Não sei. Mas sei como é.

Quer ver?

Eu digo que cumpro o que está no papel; você diz que quer uma prova; eu assino o papel; você diz que vale.

O problema é que o que eu assino é mudado e passa a não valer mais nada; o que vale agora é outra coisa; eu assino, digo que cumpro tudinho e assino tudo de novo.

Eu escorrego e descumpro, mas acho uma brecha e digo que cumpri e que não era bem assim; você tenta encobrir a brecha para me punir; não conseguindo, volta atrás, porque dá trabalho demais; o que valia não vale mais e passa a valer aquilo que estava escrito antes...

E assim nós vamos. Eu digo que cumpri sem ter cumprido. Você, que age igualzinho, sabe que eu não cumpri, mas finge que acredita em mim. Eu sei que você não acredita em mim, mas finjo acreditar que você acredita. Todo mundo sabe tudo, fingindo não saber. Todos enganam o sistema. Todo mundo se engana, enganando antes de todo mundo, a si mesmo.

Marcello Santos
Enviado por Marcello Santos em 19/02/2013
Código do texto: T4148997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.