Renúncia


Com motivos confessáveis e inconfessáveis, o todo poderoso, representante maior da fé cristã (pelo menos da católica para melhor restringir seu escopo), escolhido em um ritual teatral, e apresentado como escolha por indicação ou induções divinas, mantido como santo representante desta mesma hierarquia divina, renuncia a sua posição. Talvez deus estivesse distraído no momento da escolha, ou não estivesse de total domínio de sua onisciência e onipotência, pois o escolhido, não suporta física e psicologicamente carregar esta igreja, e prefere uma morte mundana, humanizada, a uma morte divina e santificada... Mas haverá ainda alguém que o indique para canonização, o que ele fez inúmeras vezes em seu pontificado.

O que me obriga o respeito, não é a instituição que tem sido de uma lástima só, mas é multidão de seres humanos de índole boa que creem e seguem sua doutrina, e muito também por um incontável exército de bons padres, que infelizmente em sua humildade e dedicação se esforçam por uma fé ingênua e ajudam a mais enriquecer o já milionário Vaticano.

A mácula humana povoa hoje muitas instituições, de vários ramos, inclusive entre as seculares, que praticam a prostituição da bondade e da boa fé. Agora quando isto ocorre em nome de uma ilusão espiritual, que vendendo dignidade e espiritualidade, e uma perfeição como instituição, que se diz representar uma descendência direta de um deus todo poderoso, assume uma estrutura absurdamente estúpida e vergonhosa.
“O bem travestido é a encarnação pior do mal” (li hoje em uma revista de circulação nacional), e o senhor Joseph Ratzinger, mais do que a maioria absoluta de todos nós disto sabia, em inúmeras áreas. “ ... a impostura e a armadilha da bondade” criam uma fachada que induz respeito místico e espiritual, e abrem as portas das pessoas ingênuas a acreditarem e respeitarem seus representantes.

Igrejas exploram a fé e a pobreza e se enriquecem cada vez mais (é bem verdade que não somente igrejas, mas políticos, poderosos e defensores do estado social e econômico que vivemos também o fazem), o próprio vaticano possui bancos, no plural mesmo, que manuseiam fortunas que são questionadas por total falta de transparência, por parecerem máquinas de lavar dinheiro e de investimentos ilícitos... Mas o papa é representante santo de um deus que tudo isto permite....
Alguns dirão, mas isto é a natureza humana. Eu sei disto, então vamos tirar esta aura de infalibilidade e de santidade de uma instituição que é tão humana e possui seus interesses como outra qualquer que deseja poder e enriquecimento, mesmo que vendendo algumas mentiras.


Entre estes males existem uma infinidade de escândalos de corrupção interna e externa, mas o pior a meu ver é a conivência sobre pedófilos. O senhor Joseph já sabia a muito tempo e escondeu enquanto pode... e o pior é que entre os próprios cardeais que escolherão o novo sucessor do enredo está, pelo menos, um que é acusado de pedofilia... Mas e daí, deus deve saber o que faz e permite....

Este papa, ou talvez melhor ex-papa, ou talvez o que nunca deveria ter sido papa (será que mereceria uma excomunhão?), pelo bem da igreja, ou de seu próprio bem, preferiu abdicar ou renunciar, ou se esconder, ou..... e “com certeza” vai levar uma vida humilde, trabalhando para seu sustento, com um salário mínimo, em uma casinha qualquer para justificar sua humanização... Sinceramente não creio, talvez continue levando uma vida abastada, em algum castelo, ou palácio, ou mansão, com súditos, talvez mesmo em Castelgandolfo...

Uma igreja que se rendeu a Mussolini por um pedaço de terra, que abençoou canhões nazistas, que até hoje possui preconceitos com gatos, que fez a maior perseguição religiosa que tenho conhecimento onde todo o povo judeu tornou-se o alvo principal, que fez a sua maior insanidade o ato oficial da inquisição, que excomungou muita gente boa, que sempre que necessário dá nova interpretação aos textos tidos como sagrados, e que teve seu próprio papa compondo fileiras nas forças militares nazistas não merece meu maior respeito. (talvez deus tenha perdoado este pobre homem que se tornou papa pois a principal frente de mortandade e limpeza étnica foi contra os Judeus, “bruxas”, hereges e defensores de uma verdade cientifica, que no caso do povo judeu talvez ainda sejam um calo nos pés desta instituição...)

A renúncia em si foi boa, por várias razões, mas entre elas porque retira a aura de santidade de um ser humano politicamente poderoso que se esconde por detrás de uma fé para segregar, em vez de para unir...

Ao invés de continuar santo, renuncia este papa, talvez de vergonha, ou medo de algo, e prefere se humanizar, o que tem mais a ver com o estado real de sua vida e do lugar politico e público que ocupava e que governava...


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 17/02/2013
Reeditado em 17/02/2013
Código do texto: T4144323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.