Refletindo
Estive refletindo sobre a solidão. Quantas pessoas neste mundo estão só?
E não me limito a dizer apenas no sentido de não ter alguém por que às vezes nós temos alguém e mesmo assim nos sentimos sozinhos em alguns momentos.
Sabe aquele sentimento de solidão mesmo estando no meio de uma multidão? É disso que eu estou falando!
Podemos ter família, colegas de trabalho, alguém especial (namorado, marido...), ter amigos presentes e mesmo assim nos sentir sozinhos no mundo, sozinho consigo mesmo. Passa a ser quase uma depressão (se é que já não é).
Por isso quando este sentimento aparece devemos rapidamente mudar o foco, deve-se agir rapidamente, antes que seja tarde demais.
Acho que em primeiro lugar devemos saber o porquê desta angustia.
O que procuramos? O que queremos? Qual são nossos objetivos na vida?
Uma pessoa feliz e bem resolvida dificilmente se encontrará perdida de solidão em meio tanta gente.
O que se é necessário mesmo é o foco, foco naquilo que você quer. Se você tiver um objetivo talvez você possa literalmente estar sozinho no mundo (não ter amigos, família ou namorado), mas nunca se sentirá só.
Não acho, pois, que somos auto-suficientes... Todo mundo precisa de alguém! Mas para termos alguém, precisamos primeiro, ser completos. Ninguém pode dar o que não tem muito menos se juntar a alguém que é metade, temos que ser inteiros, completos, resolvidos, limpos! Assim podemos encontrar a felicidade em outra pessoa inteira também.
Uma pessoa inteira é uma pessoa que se aceita, aceita suas limitações, aceitas suas qualidades e seus defeitos. Uma pessoa inteira é aquela que não deixa espaço aberto para a solidão chegar, ela sai do seu quadrado e corre pelo mundo atrás do que quer e por isso não é uma pessoa acomodada.
É difícil às vezes aceitar também que não somos perfeitos e que na busca de sermos um alguém completo acabamos por encontrar decepções. É certo que nem tudo na vida é fácil, tudo depende de luta e nem sempre conseguimos tudo o que queremos e nem podemos também. Nem tudo que achamos que deve ser para nós será nosso.
Essas frustrações devem ser tidas como experiência. Essas experiências de erros farão você achar o caminho certo mais adiante... é... logo ali... onde você encontrará o seu “ser completo”.
Ser completo na verdade não é uma coisa muito difícil ou complicada, depende apenas do que você se propõe a ser! É claro que existem pessoas perfeccionistas que querem tudo certinho e conforme o planejado, mas se você tem em foco uma palavra básica que é ser feliz já pode se considerar uma pessoa completa, pois a felicidade está nas coisas simples e ser simples é ser feliz!
E a solidão do começo da conversa? Já se foi.