Progresso

Encontro algumas pessoas que criticam o progresso, como se o caminhar da ciência, da tecnologia e do conforto e bem estar que diretamente provêem do progresso fossem problemáticos para a humanidade. Bastam, entretanto, algumas perguntas diretas e logo percebo que falam da boca para fora, como se fosse moda falar mal do progresso, falam sem maiores pretensões, ou falam como ingênuos que não percebem o quanto o progresso permitiu a eles melhor bem estar geral.

Após as perguntas, os críticos ficam meio sem graça e tentam argumentar que eu somente falei do lado bom do progresso. Falo do progresso científico e tecnológico, falo do progresso enquanto algo que transforma e revoluciona o nosso viver, não falo da desgraça humana, da prepotência que nos move, não falo dos interesses pessoais, dos preconceitos e nem das segregações que criamos, isto não é progresso, isto sempre existiu na índole humana, seja antes de cristo ou depois de cristo, a diferença é que o mundo se expandiu, muito mais pessoas sobrevivem ao mesmo tempo e a complexidade da sociedade aumentou, isto não é progresso, pois na mente e nos corações humanos sempre faltou verdadeira humanidade.

Basta perguntar:

Seus filhos são vacinados?

Caso seus filhos peguem uma infecção você dará a eles antibiótico?

Caso seus filhos sofram de crises alérgicas fortes, vocês darão a eles antialérgicos?

Em caso de febres altas, vocês darão a eles antitérmicos, e em caso de dores fortes vocês darão a eles analgésicos?

Em caso de problemas musculares, de coluna ou mesmo de coração, entre outros, em seus filhos vocês fariam tomografia computadorizada, ultrasom, ou mesmo qualquer exame radiológico ou de imagem neles? Vocês permitiriam intervenções cirúrgicas de ultimo nível, até mesmo controladas por computadores ou robótica?

Se eles necessitassem como última alternativa um transplante, de qualquer órgão, para salva-los, vocês autorizariam o transplante?

Para garantir uma sobrevida aos seus filhos vocês o levariam a CTIs de última geração?

Se seus filhos tivessem câncer, vocês autorizariam quimioterapia ou radioterapia, ou mesmo uma intervenção cirúrgica para remover o tumor? E se um tratamento por células tronco pudesse salvar a vida de seus filhos, vocês autorizariam?

Em casos de miopia forte, vocês autorizariam uso de lentes, intervenções cirúrgicas ou mesmo óculos especiais? E em caso de catarata vocês permitiriam intervenção cirúrgica em seus filhos e implante de novo cristalino?

Em caso de queimaduras, vocês autorizariam que seus filhos recebessem pele artificial?

Vocês autorizariam hemodiálise em seus filhos se os rins deles parassem?

Você injetaria em seu filho albumina humana, se ele necessitasse?

Você injetaria insulina em seu filho se este fosse diabético?

Estas perguntas foram bem localizadas, apenas na área de saúde.

Salvo alguns raros itens mais polêmicos, a maioria absoluta daqueles que criticam o progresso, para salvarem seus filhos, se utilizariam de progressos científico-tecnológicos.

Mas o progresso é muito mais do que isto, mesmo na área médica o progresso trabalha em novos tratamentos, novas medicações, novos equipamentos, corações artificiais, chips no cérebro para acabar com mal de Parkinson, medicações na área neurológica, e mesmo chips levando pessoas a encontrarem alegria de viver, atuando em áreas localizadas do cérebro. Células tronco começam a dar os primeiros passos em tratamentos experimentais. Pesquisas avançadas se dão em utilização de exoesqueleto que virá a permitir a tetraplégicos caminhar e manusear coisas.

Realmente o progresso é uma droga. “Era melhor que nossos filhos sofressem mais ou morressem mais cedo!!!!!!!” Brincadeira ridícula criticar o progresso.

Mas e fora da área médica:

Você se utiliza de elevadores, carros, aviões, ar refrigerado, aquecimento central, você gosta de ouvir um bom som, assistir um bom filme em aparelhos bluray, assistir um bom programa em TVs de alta definição, você se utiliza de geladeiras, se utiliza de energia elétrica, iluminação pública, recolhimento de lixo, uso de telefones e entre estes telefones móveis, se utilizaria da internet, computadores e etc., etc e etc.

Criticar o progresso é fácil, abrir mão dele, de verdade, é que é difícil.

O progresso aumentou a expectativa de vida e deu melhor bem estar a quase todos. Eu sei que os excluídos estão fora destes ganhos, mas a culpa não é do progresso em si, sempre existiram os excluídos e os abastados.

É verdade que o progresso bélico traz consigo também inovações bélicas e de destruição, mas o homem sempre tentou destruir, somente agora destrói mais rápido e mais fácil. Novamente é o homem o fiel da balança e não o progresso em si.

O problema não é assim, o progresso, pode até ser em alguns casos o mau uso dele, e sempre é a ganância econômica e política que enriquecem alguns. O problema não é o progresso científico-tecnológico, mas sim o baixo nível de desenvolvimento humano, o problema está com o ser humano e a própria humanidade que não progrediu.

Nossa mente, nossos seres, nosso psicológico ainda é antigo. Uma evolução biológica ou comportamental é muito lenta, e enquanto o progresso caminha a passos exponencialmente cada vez maiores, nossa estrutura animal que dá suporte a nossa humanidade caminha evolucionariamente a passos quase imperceptíveis. Somos homens de anteontem vivendo em um mundo que cada vez mais é de depois de amanhã, e nosso mental fica perdido. O problema não está no progresso, e sim em nossa índole, em nossa desumanidade, em nossa vaidade, em nossa prepotência, em nossa frieza e em nossa ganância, que muitas vezes deixa o social e o humano para traz, em detrimento de muitos.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/02/2013
Código do texto: T4140433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.