Outrora viver parecia muito mais fácil

Outrora viver parecia muito mais fácil. Será que é verdade? Entendo que é mera ilusão. A evolução nos fez adaptável e bons reprodutores, por isto aqui estamos. O passado foi marcado por destruições enormes: cataclismos naturais, guerras absurdas, doenças e pestes. O nosso passado é repleto de mortandade humana, mas ousamos superar isto tudo e aqui estamos, e infelizmente nada aprendemos, adoramos a destruição tanto humana quanto de nosso mundo.

Guerras, perseguições, eugenia, limpezas étnicas, pobreza absoluta, pestes e viroses, abandonos e exclusões sociais, afora as catástrofes naturais. Desta forma morria-se muito mais fácil e muito mais cedo. A higiene quase inexistia, a ciência médica era um nada, afora todas as demais atrocidades que a raça humana é capaz de praticar em nome de seus preconceitos, vaidades, arrogância e mesmo em defesa de algum ser místico.

Nunca foi tão mais fácil viver quanto agora, mas não estamos satisfeitos e continuamos a trabalhar pela destruição com muito mais natural empenho, do que pela dignificação do ser humano e social que somos.

Parecemos perfeitos estranhos, não somente no sentido humano da estranheza, mas principalmente no sentido de sermos estranhos a dignidade do próprio viver.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 12/02/2013
Código do texto: T4136899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.