O porquê da dúvida

"Sua tendência para a dúvida pode se tornar uma boa qualidade se o senhor a educar. Ela precisa se tornar saber, precisa se tornar crítica. Pergunte a ela, a cada vez que quiser estragar algo seu, por que algo é feio, exija provas dela, teste-a, e o senhor talvez a deixe indecisa e confusa, talvez revoltada. Mas não desista, reivindique argumentos e aja assim, de modo atento e coerente, a cada vez. Dessa maneira chegará o dia em que sua dúvida se converterá de uma destruidora em sua melhor colaboradora".

Todos nós em algum momento das nossas vidas duvidamos de algo. Duvidamos de que papai Noel existe e de que as nuvens não se movem, mas a terra é que gira. Duvidamos de tantas coisas da vida e chegamos numa certa idade aonde achamos que sabemos tudo, mas acabamos nos surpreendendo quando nos deparamos novamente com as incertezas. O texto citado acima é do livro: Rilke-cartas a um jovem poeta. Quando o famoso poeta escreve para o caro senhor Kappus, um aspirante a poeta. A parte mencionada relata uma reflexão sobre a dúvida que permeia a vida do senhor Kappus. A mesma duvida que inquieta os nossos corações uma vez ou outra.

O motivo de trazer a dúvida à tona, é de que na verdade ela pode ser de grande serventia para o nosso amadurecimento. Pois as indecisões que nos ocorrem nos levam a refletir sobre as possíveis respostas à vida. Será que eu estou no trabalho certo? Eu quero trabalhar com isso pra o resto da minha vida? Será que essa pessoa com quem me relaciono hoje é a mesma pessoa que eu quero viver durante anos a fio? Quem nunca se fez estas perguntas? Quem nunca se angustiou com tantas incertezas indo ao seu encontro? Bem, aqueles que ainda não se inquietaram um dia irão se questionar sobre algo em suas vidas, pois assim como o nosso caro senhor Rilke somos feitos de suspeitas, de interrogações. Por quê? O que? Como? Quando? Meu Deus dê-nos direção. Aí está um bom lugar para se encontrar respostas: o divino. Encontramos sentenças valiosas que descrevem a situação humana com uma clareza rara e podem nos levar a conclusões racionais e concretas. Encontramos axiomas supremos que nos dirigem a lugares de quietude e nos saciam de respostas.

A dúvida é boa, quando sabemos utilizá-la com sabedoria. Quando decidimos o que temos de abrir mão e o que temos de adquirir. Porque vivemos uma vida de receios, medo e fragilidades. Um mundo apressado que não espera as nossas perguntas e não nos dá respostas. É saudável duvidar. Perguntar a si mesmo se o caminho em que se está tem razão de ser percorrido, e, se não houver razão qual o motivo que tem me levado a andar por este caminho? Qual o sentido de viver como eu vivo, de fazer as coisas que faço? Como essas coisas irão refletir na minha vida daqui a 10 anos? Será que eu vou melhorar a vida daqueles que estão ao meu redor? Ou até melhorar a minha vida? Fica o conselho do poeta: “ Ela (a dúvida) precisa se tornar saber, precisa se tornar crítica. Pergunte a ela, a cada vez que quiser estragar algo seu, por que algo é feio, exija provas dela, teste-a, e o senhor talvez a deixe indecisa e confusa, talvez revoltada”.

“Duvide se quiser duvidar”

Hugo

huggu
Enviado por huggu em 11/02/2013
Código do texto: T4133936
Classificação de conteúdo: seguro