Muitas vezes

Muitas vezes olhei o mundo como se o conhecesse, como se ele existisse com algum propósito, como se ele existisse com o propósito de me servir enquanto realizava o meu viver. Quanta vaidade imaginar que participo do mundo como se necessário fosse para a sua realização.

A realidade do mundo independe de minha passagem. O mundo é real, eu apenas e tão somente sou um ocaso da existência. Não tenho maior importância para o mundo, mas em contrapartida o mundo possui total importância para mim, sem ele não poderia existir.

Minha vida depende total e absolutamente do mundo e da realidade imanente do mesmo, agora o mundo existiria em sua excelência mesmo que eu não existisse. Não tenho maior importância para o mundo.

Se soube ser o mínimo humano, talvez existam pessoas para as quais eu tenha alguma importância. O mais triste disto tudo é que posso passar por este mundo, em uma existência cuja probabilidade beire o impossível, e não tenha aproveitado esta única passagem para criar laços humanos com minha existência e assim não deixe lembranças boas em ninguém. Posso assim passar por aqui como um quase zero, sem maior importância para ninguém.

Muitas vezes olhei para a realidade do mundo com a prepotência daqueles que se acham acima da própria realidade, e que acreditam que o mundo exista tão somente para nosso benefício e para nosso bel prazer, que tenho o direito de abusar dele, pois ele seria tão somente uma espécie de pano de fundo para o passar triunfal de seres arrogantes como o que já fui.

Agora olho para o mundo com olhos de respeito. Sinto-o como meu lar, meu mundo no sentido maior de que sem ele eu aqui não poderia estar. A vida como um todo é tão real como real é o universo que permitiu o quase milagre da transformação da físico-química em bioquímica, e assim permitiu a um ser replicante ter tido origem, talvez muitas vezes e em múltiplas diferentes localidades deste quase infinito universo.

Espero que os olhos que me permitem a sensação de visualização não se percam de perceber a beleza imanente da vida, deste planeta e do universo que nos possibilita existir.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 02/02/2013
Código do texto: T4118446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.