Inconsciente consciência

Nós "temos" a consciência de que somos conscientes, talvez seja esta uma das maiores diferenças sobre os demais animais. Somos conscientes de que somos conscientes e podemos questionar nossa consciência da consciência, entretanto esta mesma consciência é tão somente uma consciência estabelecida como uma interface de saída, como uma realização inconsciente, como uma forma de comunicação de todo um processo elaborado e descentralizado em muitas formas, de nosso circuito cerebral inconsciente.

Todo processo consciente é primeiramente processado e mediado por processos inconscientes. Não possuímos domínio sobre o exato próximo pensamento que nos virá a mente consciente, ele simplesmente virá, sem controle consciente. Para que tivéssemos controle consciente precisaríamos primeiro ter pensado antes do pensamento, e esta regra se estenderia para todo o sempre, de forma regressiva. Teríamos que ter pensado conscientemente no pensamento que nos veio a mente e teríamos de ter pensado neste pensamento que fez pensar o pensamento que veio a mente. Não temos este controle. Na verdade algo pensa, sim, por nós, é a mente inconsciente. Quando o pensamento chega a nossa mente consciente, ele foi trabalhado inconscientemente, e assim não temos o livre arbítrio total de controlar nossos pensamentos, desejos, e escolhas. Quando escolho, inconscientemente já escolhi, e mesmo que pense que mudei de opinião, inconsciente também já o fiz. O livre arbítrio é por esta perspectiva uma ilusão bem montada pelo nosso cérebro.

OBS: isto não me dá o direito de abrir mão da responsabilidade do que pensei, escolhi ou do como agi, pois no fundo o cérebro inconsciente também sou eu.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 30/01/2013
Reeditado em 30/01/2013
Código do texto: T4113036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.