A Arte do Erro

LÍDER: É MUITO BOM ERRAR!

Você pensa o contrário? É certo que no Erro há a dignidade, o valor da humildade; há a fragilidade e a força: símbolos que se completam. Nele revemos conceitos, superamos limitações. É bom acertar, mas errar faz parte de um processo que indica se aprendemos ou não a lição. Errar é humano e continuar errando também porque estamos em um processo eterno de lapidação e reformulação de valores. Pelo Erro reconhecemos um(a) Líder desde que ele/ela aprenda a: 1. Antecipar - ter visão periférica do problema e ofereça uma possível solução; 2. Pensar de forma crítica: saber quando, onde e como agir; 3. Interpretar: ouvir seus liderados sem interferir em suas personalidades, mas direcionando-os de forma saudável; 4. Decidir: agir na hora certa e da maneira certa dispensando a inércia da análise permanente; 5. Alinhar: ter coragem de ver o que deu errado e retomar, refazer, reconstruir e, porque não recomeçar do zero?; 6. Aprender: pensar ou agir jamais como "dono da razão"pois seus liderados podem enchergar além. Você se vê assim?

Ouça seus liderados, sua equipe! Se não o faz, isto é um Erro e talvez esteja na hora de refazer, reconstruir seu caminho. Quem nunca errou não atire a primeira pedra! Aliás, atire, por favor! Assim você me ajuda a construir ruas e castelos pelos Erros que cometo, na certeza que estes me conduzirão a um Sucesso inimaginável.

Carlos Maciel - Linguísta. Baseado em Brilliant Mistakes by Paul J. H. Schoemaker.

Carlos Maciel CJMaciel
Enviado por Carlos Maciel CJMaciel em 29/01/2013
Código do texto: T4112303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.