Acreditamos

Uma vez que temos tendência a acreditar que sabemos as causas de coisas que totalmente desconhecemos, havemos assim de nos policiarmos para não culparmos inocentes, ou macularmos a sua imagem, simplesmente porque possa parecer, em uma primeira impressão, que sabemos o porque de suas intenções, ou porque acreditamos ter certeza absoluta de consciência de tudo o que percebemos. Ledo engano, nosso cérebro possui uma coleção substancial de “bugs” e nossa mente nos engana abertamente, porque mente, nos fazendo crer que somos senhor de nossos sentidos, de nossos instintos e de nossa consciência. Percebemos muito pouco da realidade que nos cerca e assim agimos muito mais no instinto do que na consciência.

Como muitas outras coisas cremos como verdade o que na verdade apenas cremos. Confundimos abertamente crer com saber e desejar com verdade, na maioria absoluta focamos nossa percepção apenas nos fenômenos e nos esquecemos que estes por si só nos enganam muito pois não nos apercebemos dos mecanismos por detrás dos fenômenos.

--

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/01/2013
Código do texto: T4105008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.