Padrão de excelência
Ser cristão não é tarefa fácil. O padrão de excelência é alto, Jesus. Negar-se a si mesmo é um exercício duro e que requer perseverança e muita oração. Mas ainda assim, recompensador.
O padrão do mundo é individualista. Não é incomum frases do tipo: “Siga o seu coração!”, “Busque a felicidade!”. Sempre um convite à autossuficiência. Mas não foi esse o padrão que eu escolhi. Não sou autossuficiente, dependo de Deus e sou guiado por Ele. Mas a minha natureza humana, pecadora, quase sempre, me induz a diversas vezes a agir por conta própria de forma individualista.
Daí a guerra instalada: Eu versus Espírito Santo. Gosto muito deste versículo: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22.
E é nele em que tento me basear para ser um cristão mais próximo do padrão de excelência “JESUS”, não que eu seja bonzinho ou um cara legal, pelo contrário. A luta é constante e a guerra é feroz, meu EU é forte, tem desejos, vontades, aspirações, mas o Espírito Santo os controla, os direciona conforme a sua vontade.
Não sou amoroso, mas o amor de Deus me preenche.
Não transbordo em paz interior, mas o Espírito Santo me preenche da paz que é dEle e dos que nele esperam.
Não tenho longanimidade, mas sou ajudado a prosseguir nas adversidades.
Não sou tão bonzinho, já falei.
Minha fé é por vezes vacilante, mas o Espírito Santo me puxa de volta e traz à memória tudo o que já vez por mim.
Manso? Eu?
Desejos, aspirações, tenho muitos. Deus me ensina a aguardar o tempo de suas realizações.
Agora pergunte: Sou feliz? Respondo sem vacilar. Muito! E mais, sou pleno e minha felicidade não é vazia. É completa porque o Espírito de Deus habita em mim.