AMEM-SE

“Amem-se uns aos outros como EU os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos... Porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros”. (João 15.12-17)

Introdução:

A base de uma vida frutífera é o amor. O amor é a base para o sucesso de tudo o que venhamos fazer na vida. O ap. Paulo inclusive deixa claro que não deve haver outra motivação para a nossa vida: “... O Amor de CRISTO tem a primeira e a última palavra em tudo que fazemos”. (2° Co. 5.14).

Amar uns aos outros é o único mandamento que tem JESUS como fonte de modelo. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. (Jo. 15.12).

Portanto, é necessário entender alguns pontos para podermos frutificar, e assim vivermos o amor que CRISTO espera de nós, a saber:

1.O AMOR É SACRIFICAL (v. 13)

O amor é o que o amor faz. Isto é: O verdadeiro amor não mede esforços. Podemos afirmar que amamos a DEUS e amamos o próximo, mas são as nossas atitudes e palavras diárias que mostrarão se de fato amamos. Precisamos abandonar nosso egoísmo e arrogância e aplicar (1° Co. 13.4) que diz: “O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo”.

Uma outra verdade importante neste versículo bíblico é que JESUS estava fazendo alusão à experiência sacrifical pela qual iria passar. Isto é, ELE iria morrer em favor da humanidade, e nos convida a ter este mesmo amor. Perceba então, que o desafio é grande: Amar como CRISTO amou.

Sei que podemos dar diversas desculpas, e nos justificarmos de diversas formas. Sei que somos carentes de bons exemplos, mas o mandamento de CRISTO permanece inalterável. Aplicar o amor sacrifical em nosso cotidiano é a única maneira de viver o Evangelho de JESUS CRISTO.

2.O AMOR É SEM BARREIRAS (v. 15)

JESUS estabelece novos tempos em nosso relacionamento com DEUS (15). E nos ensina que devemos ter um novo relacionamento com o próximo (17).

Um relacionamento com o próximo baseado no ensino, na misericórdia, no perdão. Precisamos abandonar as criticas, as acusações, as condenações, etc.

Ao invés disso entender que cada um de nós precisamos amadurecer na fé cristã. O amor vence as barreiras, nos une e nos conduz a maturidade da fé. O amor nos impulsiona aos vales da misericórdia, nos encoraja a subir a escadaria do perdão, nos leva a entender que o cristianismo é vivido de mãos dadas com o outro (...).

Nessa caminhada o nosso Mestre nos exorta a tratar o outro da mesma forma que somos tratados por DEUS (15).

CONCLUSÃO:

Nós os discípulos de CRISTO temos que nos empenhar em produzir frutos que agradem ao nosso SENHOR. E o Amor sacrifical e sem barreiras é um destes frutos. O nosso SALVADOR e SENHOR espera esta atitude de cada um de nós. (Jo. 15.16).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 22/01/2013
Código do texto: T4097923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.