O composto de marketing - 4P

Surgindo em 1949 baseado nos estudos de Neil Borden , este que apresentou como o direcionamento para desenvolvimento desta teoria veio ao ler estudos de James Culliton o qual chamava os executivos de sua época de Mixers ou liquidificadores já que sua função era de apresentar novas receitas e resultados juntando os devidos ingredientes e por sua vez apresentando os resultados para tal. A partir de então o composto de marketing ou marketing mix passou a ser uma das teorias mais aceitas no Brasil e no mundo sobre marketing.

Tempos depois a teoria foi aprimorada por Jerome McCathy que era professor da universidade de Michigam e assim definiu os 4 P's de marketing. Estes estão subdivididos nas seguintes categorias:

○ Product

○ Price

○ Promotion

○ Place

Depois desta teoria diversos outros autores apresentaram teorias alternativas ou novos P's, mesmo que algumas tenham ganhando relativa significância as que recebem maior aceitação atualmente ainda são os originais quatro elementos.

Ter conhecimento sobre estes elementos representa um salto para as atividades que se norteiam com base no mercado, as definições tem como função balizar as estruturas para entendimento mais claro sobre o produto ou serviço ofertado e sobre o mercado. Logo abaixo apresenta-se de forma mais destrinchada um resumo sobre cada um dos tópicos acima mencionados:

Produto:

O produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que em contrapartida tenha um valor, podendo se configurar como um produto o objeto de fato, ou mesmo um serviço. Podendo ir além disto se destrinchando mesmo em marcas, embalagens, ou seja, tudo aquilo que atende as necessidades e demandas do publico.

Podemos pensar em produto por exemplo um pedaço de carne no açougue da esquina, uma bebida que tenha um valor acima do mercado, mas que seja aceito pela diferenciação das propagandas a ele atribuídas, um show de certo artista ou mesmo um dia no clube com a família.

As características que compõem o produto ou serviço se enquadra dentro desta analise, que deve levar em consideração o que é feito pela concorrência, o que já existe e quais as demandas latentes do publico consumidor.

Preço:

Numa leitura simplória é a determinação de quanto se cobra por determinado bem ou serviço. Desta forma podemos destrinchar este e realizar algumas breves analises que podem gerar ganho de mercado, estas são:

○ Forma de pagamento

○ Prazo

○ Juros

○ Valor

○ Custo real

○ Descontos

○ Condições em geral

O preço é uma variável que se relaciona claramente com a sensação de valor apresentada pelo que é ofertado e muitas vezes o posicionamento da marca, uma ação de marketing ou tempo de atuação e credibilidade passada pode gerar um valor para este acima da media do mercado(Ou abaixo), mesmo que este esteja sendo constantemente questionado o que vai fazer o publico por horas vai oscilar seu consumo, mas por determinado tempo vai propor uma diferenciação de mercado.

Ao mesmo tempo que um preço apresentado demasiadamente alto pode gerar a fuga de clientes um preço muito baixo também quando cria uma sensação de baixa qualidade ou de "algo errado" sobre o que esta sendo oferecido. Esse senso é muito apresentado quando se verifica o nível de consumo na internet, aonde as empresas com os valores não são acessados e as com valores mais baixo eliminados das buscas, aonde estes se concentram nos valores das médias, quando não já existe uma busca focada nas marcas que os clientes já conhecem.

A determinação do preço a ser cobrado vem sobre um cruzamento de diversos fatores, como o CMV (custo da mercadoria vendida), margem pretendida, custos operacionais, valor ofertado pela concorrência. Sendo muitas vezes gargalos dentro de diversas organizações a ação de precificação deve ser analisado com bastante criteriosidade para gerar um preço que seja aceitável perante o mercado e que por hora gere valor para a empresa (lucro).

Promoção:

Muitas vezes a propaganda é confundida com o próprio marketing, o que erroneamente ocorre, já que deve-se ter em mente que as ações de propaganda fazem parte de um modelo de promoção e que apresenta relação com as ações de publicidade. Este tipo de confusão ocorre por que a propaganda é a parte de que mais aparece para o consumidor.

Certo dito popular diz: " A propaganda é a alma do negócio", o que por hora é correto afirmar, pois sem este não seria possível estabelecer a apresentação do que se tem a ofertar e se ninguém sabe o que se tem a oferecer não é possível realizar a venda deste.

Diversas formas podem ser utilizadas para assim gerar uma melhor aparição do seu produto perante o cliente, a internet é uma forma que está cada vez mais presente e diversos produtos e inteligências são desenvolvidos com o intuito de promover marcas, companhias e por sua vez apresentar mais qualidade em seus produtos e serviços.

Praça:

A praça ou o ponto de venda é o agente que permite que seu produto ou serviço seja ofertado de forma diferenciada, desta maneira podemos ter maior destaque para o seu item diante de diversos outros.

Entendendo melhor de que forma este se compõe temos como exemplo o caso das gondolas de supermercado que apresentam uma diferenciação na visão do consumidor que tendenciosamente esta mais propenso a consumir os produtos em destaque.

Essas ações são muito utilizadas para gerar um maior giro do produto, desta forma o empresário que ganha margens sobre o produto pode ter um resultado sobre o "aluguel" destes melhores espaços, ou mesmo colocar nos espaços mais privilegiados os produtos que gerem uma melhor margem e que por hora tenham uma menor demanda eminente por parte dos clientes, exemplo dos amendoins, que ficam distribuídos próximos a sessão das bebidas.

beyaz
Enviado por beyaz em 21/01/2013
Código do texto: T4097107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.