O QUE O CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS DEU AO SENHOR DAS PALAVRAS

Quando fui morar em Salvador, meu sonho era fazer Psicologia e ainda é. Isso é tão verdade que na grade do meu curso as disciplinas relacionadas eu pegava todas. Mas, depois de uma série de aulas de Literatura nos cursinhos pré-vestibulares, percebi que algo dentro de mim estava sendo muito afetado. A partir dessas sensações de envolvimento com o universo literário, optei por Letras. É um curso que me deu uma riqueza impagável que é o prazer de ler, coisa que não aconteceu quando deveria na minha formação no ensino Fundamental e no Médio. O mestre, escritor Ruy Espinheira Filho, o qual foi meu professor na universidade. Contava uma história interessante, dizia ele que muitos aposentados que trabalharam em bancos, vivem o resto da vida voltando aos bancos para visitar o espaço. Eles não desenvolveram prazer por outras coisas durante a vida e fazem, na condição de aposentados, o que fizeram a vida toda. O mestre Ruy quando disse isso estava feliz por estar prestes a se aposentar e ter uma biblioteca em casa para ler e reler seus livros. Eu fiquei fascinado com a história e sou um grande discípulo do mestre Ruy. A cada novo conto, poema, crônica, romance, descubro um novo mundo e fico encantado com os lugares, os personagens, os ensinamentos e sinto-me realizado pela escolha que fiz. Não saberia me ver como policial, enfermeiro, matemático, político, advogado etc. Eu posso deixar de ensinar e mudar o ruma das coisas, mas a Literatura ira comigo até o fim da minha vida. É como Ruy sempre dizia: “ Sem a Literatura a vida é muito mais dura e difícil de encarar”. Algumas culturas acreditam que o espírito humano evolui através de diversas coisas e uma delas é o CONHECIMENTO. Sendo que, eu não sou uma pessoa provida de ambição por coisas que eu considero supérfluas. Portanto, eu vou vivendo no meu cantinho com minhas palavras e com as palavras de outros escritores sem viver reclamando da vida. Tem gente que não diz por aí: “Ser professor é ser sofredor”. Eu não conheço essa realidade até então. E penso que o nosso papel é responsável por qualquer transformação social. E vou contar um segredinho para vocês toda escola que eu dou aula tem biblioteca e como professor tenho acesso livre, ou seja, a escola é a porta para o universo da leitura. Sinto que minha missão é fazer diferente do que fizeram comigo enquanto estudante do ensino fundamental e médio. Portanto, ao ler uma nova história levo para meus alunos conhecerem. Fico feliz por ter amigos que lêem muita coisa também, pois o melhor que ler e poder compartilhar dessa leitura com alguém. Apesar de ser uma pessoa muito introspectiva e muita coisa que leio acabo guardando para mim mesmo. Vou indicar algo para vocês, terminei um livro hoje “O Pequeno Príncipe” peço a todos que lerem este meu texto que não morram antes de ler este livro, pois será uma das raras vezes que vocês vão entrar na fonte da juventude e acordar a criança adormecida dentro de vocês.

O Senhor das Palavras

O Senhor das Palavras
Enviado por O Senhor das Palavras em 20/01/2013
Código do texto: T4095802
Classificação de conteúdo: seguro