A dor das trevas

Eu acho que o ser humano passa por dois momentos terriveis que a gente pode chamar de trevas.

Existe a treva para entrar no paraíso da vida, todos os jardins e estágios da felicidade que muitos de nós consegue viver plenamente, saindo da adolescencia para crescer na maturidade, ou então na esperança incandescente.

Mas existe a segunda chuva de trevas, implacável, exterminadora de conquistas que se chama o retrocesso, onde tudo parece desmoronar na chamada "melhor idade", apesar da autoridade, apesar da experiencia, apesar do orgulho, e apesar de todos os troféus pela conquista do topo.

Mas esses mesmos troféus, de ouro, prata e bronze, parecem com o tempo ganharem o aspecto único de um plástico ressecado de segunda categoria, arranhados, rasgados e deformados por aqueles que chegam avassaladores, com a força total da juventude para tomar o seu lugar e impiedosamente o tornam invisivel.

Essa é a dor que pode ser descrita por aqueles que vivem o segundo periodo das trevas, até que finalmente todas as luzes se apagem.

Alguns especialistas chamam-na depressão.

Em alguns casos essa treva chega bem mais cêdo e os lutadores de boxe, jogadores de futebol, nadadores, corredores e outros esportes em que o vigor fisico é determinante. Algumas profissões de risco como trabalho em fornos, laboratórios de raio-x e tantas outras atividades onde alguns atingem a glória, o ponto máximo e depois não suportam o ostracismo.