acerca das funções da tecnologia
a jornada evolutiva do homem é marcada pela capacidade de raciocínio, esta fantástica habilidade de analisar as mais adversas situações e; encontrar meios, criar ferramentas e modificar o espaço em sua volta para minimizar as dificultades e se possível deixa-lo no controle.
mas agora que temos o controle do meio em que vivemos (ao menos temos meios de controlar o meio em que vivemos), qual deveria ser a função dessa habilidade criativa da nossa espécie? apesar de haver como diminuir drasticamente a quantidade de pessoas que vivem na miséria absoluta e melhorar o nível educacional da população, esbarramos em grupos políticos e empresas que não mantém uma conduta ética; num caso assim não adianta disfarçar atrás de belas palavras: o que todos eles buscam é um lucro financeiro puramente pessoal, eis uma das máximas expressões do egoísmo que temos hoje.
se por um lado vemos empresas e um poder político que dominam uma parte da população, por outro vemos cidadãos comuns, iludidos com a publicidade do nome ou da marca, com um possível status que tal objeto fabricado de maneira um tanto quanto escusa pode proporcionar; confesso que quando penso em produtos como o IPhone a única coisa que me vem à mente são as diversas denúncias de mão de obra infantil e em condições análogas a escravidão que vez ou outra aparecem nos jornais. Ainda podemos citar os meios de extração de minérios que depois de devidamente purificados servem para a fabricação de aparelhos eletrônicos mas cujas consequências é uma agressão desumana ao meio ambiente.
lógico que nem tudo funciona desta maneira como abordei acima, afinal a tecnologia não é um mal necessário, é um bem fundamental ao progresso mas nem sempre usado da maneira mais ética. Olho o software livre e vejo-o como um exemplo do que deveria ser um padrão de desenvolvimento ético: o código fonte é aberto, o que permite que quem quiser aprender o seu funcionamento aprenda e que o seu funcionamento esteja completamente nas mão dos usuários, as únicas limitações se encontram nos limites do conhecimeto do usuário; o respeito é um ponto que se destaca neste modo de desenvolvimento.
Sei que nem todas as empresas estão prontas para usarem este modo de desenvolvimento, mas ao menos os usuários deveriam exigir mais privacidade nos serviços oferecidos e mais repeito a funcionários, produção ética e preço justo (de nada adianta reclamar do preço se preferem se sacrificar para comprar algo que daqui a 6 meses será considerado ultrapassado, a obsolescência programada é um mal difícil de superar no atual estágio do capitalismo)
Se toda esta ganância, egoísmo e desumanidade existem é por que há quem se iluda com a publicidade envolvida, se a população não desse apoio a atitudes que fogem completamente à ética. como sempre as massas são objetos manipulados, mas a consciência é a libertadora de tais grilhões.
Não sou esperançoso, não sou otimista, não vejo um aumento no nível de conscientização a este ponto, um dia (se a humanidade não tiver se destruído em guerras) talvez deixe o status de lado e se preocupe mais com a função, a ética e o conteúdo, até lá seguimos passos incertos tateando possíveis soluções e caindo em crises sociais e econômicas de vez em quando.