Sobre imperfeição e evolução...
Pensando em imperfeição, luz, exemplos, proximidade de crescimento...
Sou completamente ciente das minhas imperfeições... mas passei por etapas: primeiro só percebia as imperfeições dos outros, depois somente as minhas, sendo que nos dois tipos de julgamento era implacável e consequentemente errada e mais imperfeita ainda.
Não poderia julgar os outros, mas também não precisaria de tanta severidade comigo mesma... se eu não me perdoasse, se eu não me acarinhasse... meu Deus, quem faria isso por mim? Tais situações nos levam ao abismo de nossas almas, mas da mesma forma que nos afundam, nos fazem emergir...
E aí chega o momento, que você entende que você falha e os outros também... então fica tudo mais fácil...
Assim a gente aprende a relevar os nossos erros, os de terceiros e começa a compreender a oportunidade dos exemplos e das pessoas que se aproximam de nossa vida. A maioria nos oferece a oportunidade de crescimento, seja no entendimento que não adianta julgar, mas que também não adianta insistir. É triste porque essas pessoas desmancham-se nas suas próprias convicções infundadas, pensam que sabem tudo e se negam a aprender...(é eu também já tive esse momento mas ficou longe...mas mesmo sem julgar a melhor alternativa é o afastamento)... pois na insistência da convivência, regredimos e adiamos a evolução, estagnamos nosso espírito e nossa vida.
Outras estão muito a nossa frente, são exemplos de caráter, simplicidade e sabedoria, trazem a bondade nos olhos, a riqueza cultural, a elegância ( que no meu atual entendimento é ser simples, cordial, ser doce, polido, amável e transbordando inteligência emocional nos olhares, sorrisos, gestos e conversas). Realmente quando encontro pessoas assim, em silêncio me coloco na condição de aprendiz, jamais tenho acessos de julgamento ou difamação... (já percebi também que muitos enciumados, inconscientemente, fazem de tudo para denegrir a dignidade inabalável desses seres humanos)... Mas não conseguem... pois eles podem estar apenas 1 ponto a nossa frente, o que é difícil (geralmente são anos luz, rs...), mas sempre tem muito a nos ensinar, muita iluminação às nossas vidas e são exemplos a serem seguidos. Quando reconheço tudo isso em alguém, ali devo concentrar as minhas atenções e absorver um pouquinho de tudo aquilo, quisera grande parte, mas feliz do pouco que nosso momento de evolução pode captar... Esses seres queremos perto, são raros...
Esse é o caminho incontestável, por um temos que vibrar e desejar o bem, manter a proximidade espiritual mas não física... de outros devemos querer e fazer o possível para concentrar as proximidades espirituais, físicas, intelectuais... Assim é o percorrer da estrada... nos basta apenas compreender e agir...