PALAVRAS RECHEADAS DE SENTIMENTOS

PALAVRAS RECHEADAS DE SENTIMENTOS

Procurar compreender os problemas que sobrecarregam as pessoas, os dividindo em partes menores é importante . Isso para facilitar a percepção de como estas partes se conectam para afetar

as pessoas. As partes são as seguintes: uma situação (um problema, evento ou dificuldade) e desta podem seguir pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ações. Cada uma dessas partes influencia as demais. Por exemplo, a forma de pensar sobre um acontecimento pode afetar como alguém se sente fisicamente e emocionalmente. Também pode influenciar a maneira de se comportar em relação a ele.

Existem formas positivas ou negativas de reagir frente à maioria das situações, dependendo de como se pensa sobre elas. A seguinte situação pode servir de exemplo: quando alguém estiver caminhando e passa algum conhecido que não lhe cumprimenta. Uma forma negativa de pensar pode ser “Ele me ignorou” ou “Ele não gosta de mim”. O sentimento então pode ser de tristeza ou de rejeição. A pessoa pode então sentir um desconforto no peito, no estômago ou um cansaço. O comportamento pode ser ir para casa ou passar a evitar as pessoas na rua. Uma forma positiva de pensar poderia ser: “Ele pareceu fechado em si mesmo, será que está passando por algum problema?” A emoção seria um sentimento de preocupação com o amigo.

Poderia então não haver nenhuma sensação corporal desagradável e o comportamento seria buscar entrar em contato com a pessoa para verificar se tudo está bem com ela ou se simplesmente não a viu!

Uma mesma situação pode levar a diferentes resultados, dependendo da maneira de como alguém a interpreta. A forma de pensar tem efeitos sobre na forma de sentir e no fazer.

No exemplo de pensar negativo ocorreu um salto precipitado para uma conclusão, sem haver muito evidências que a apoiasse. Isso é importante, porque ela então pode associar-se a sentimentos desagradáveis e formas negativas de se comportar. Se alguém vai deprimido para casa, provavelmente ficará ruminando sobre o acontecido e sentir-se-á ainda pior. Mas, se o contato com a outra pessoa fosse buscado, a chance seria boa de sentir-se melhor acerca de si mesmo. Independente do que então acontecer. E se isso não for feito, não há chance para a correção de qualquer desentendimento sobre a maneira que do conhecido pensar sobre a pessoa. E os sentimentos negativos tenderiam a aumentar.

Sempre é forçoso muito cuidado no trato com os problemas afetivos dos outros, porque muitas vezes os outros, nem de leve, pensam naquilo que possamos pensar.

Os Espíritos adultos sabem que, por enquanto, na Terra, ninguém pode, em sã consciência, traçar a fronteira entre normalidade e

anormalidade, nas questões afetivas de sentido profundo.

Os pregadores de moral rigorista, em assuntos de amor, raramente não caem nas situações que condenam.

Toda pessoa que lesa outra, nos compromissos do coração, está fatalmente lesando a si própria.

Respeite as ligações e as separações, entre as pessoas de seu mundo particular, sem estranheza ou censura, de vez que você não lhes conhece as razões e processos de origem.

As suas necessidades de alma, na essência, são muito diversas das necessidades alheias.

No que tange a sofrimentos do amor, só Deus sabe onde estão a queda ou a vitória.

Jamais brinque com os sentimentos do próximo.

Não assuma deveres afetivos que você não possa ou não queira sustentar.

Amor, em sua existência, será aquilo que você fizer dele.

Você receberá, de retorno, tudo o que der aos outros, segundo a lei que nos rege os destinos.

Ante os erros do amor, se você nunca errou por emoção, imaginação, intenção ou ação, atire a primeira pedra, conforme recomenda Jesus.

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 06/01/2013
Código do texto: T4069943
Classificação de conteúdo: seguro