Felicidade

A felicidade é muito mais que um direito, é um dever que a busquemos, é uma realização digna e é um regozijo sincero quando a encontramos, mesmo que passageira, mesmo que pontual, quebrada que seja por algum sofrer, jamais uma felicidade eterna, não creio nela, uma felicidade eterna é para mim uma utopia, talvez seja apenas para os sábios, para os mentirosos, para os alienados, para os viciados ou para os fingidos ou omissos. Quanto aos sábios, os únicos que poderiam conhecer a verdadeira eterna felicidade, não conheço nenhum, e tenho reais ressalvas quanto a possibilidade deles existirem verdadeiramente, simplesmente porque a realidade é deveras complexa, intricada e de um emaranhamento quase infinito, e quanto ao próprio viver, viver e realizar nossa própria humanidade, em nossos múltiplos seres, com um cérebro cheio de bugs é mais complicado ainda.

Entre muitas realizações, buscar e construir a felicidade, não a nossa própria felicidade, pois esta não pode ser realmente “a” felicidade, posto que seria egoísta, mas buscar a felicidade coletiva, aquela que maximiza a felicidade social, pelo maior número de pessoas possível, pela maior área geográfica possível e pelo maior espaço temporal possível é nosso dever maior, e acima possui apenas a necessidade da perpetuação de nossa espécie, e é esta felicidade, para mim, a razão maior de nossa existência, nunca uma felicidade a qualquer custo, de qualquer maneira ou a qualquer preço, não aquela felicidade obtida de forma antiética, desumana ou egoísta, não aquela as custas de drogas, de ilusões ou mesmo de meras diversões, não aquela felicidade baseada em esquecimentos, mentiras ou omissões, mas sim aquela verdadeira felicidade, ou melhor aquela felicidade verdadeira. Somos humanos, e nossa humanidade mais do que precisa da felicidade, ela a merece.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 02/01/2013
Reeditado em 02/01/2013
Código do texto: T4063260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.