COISAS PEQUENAS E SIMPLES
Hoje, primeiro dia do ano de 2013, ponderei por alguns momentos sobre o ano de 2012 e sobre tudo que vivenciei ao longo daquele ano. Ao pensar, relembrar fatos e acontecimentos daquele ano percebi o quanto as coisas pequenas e simples fazem a grande diferença em nossas vidas. Elas são simples, suaves, às vezes passam por nós sem nem mesmo darmos importância. Percebi que, ao olhar e prestar mais atenção nessas pequenas e simples coisas que vivenciamos em nossas vidas podemos vivenciar experiências transformadoras e edificantes. Simples gestos e ações podem ser totalmente transformadores, podem nos levar a universos de percepção completamente diferente de nossa efêmera e limitada visão de mundo, proporcionando um experimentar de novas essências, novas visões do que realmente seria o sentido, o verdadeiro sentido, da tão buscada felicidade. Um simples sorriso alegre, um bom dia feliz, o olhar para a imensidão do céu com suas belas e fascinantes estrelas cuja luz ultrapassa a imensidão do universo, cada ponto brilhante, cada forma parece transmitir a luz do divino, da essência mais perfeita do universo, em contraste com a lua de forma e aparência inspiradora. O sol ao transpassar o horizonte no fim da tarde, deixando sua magnífica luz, suavemente desaparecendo deixando a noite surgir ou, de forma análoga e bela, quando o mesmo resplandece nas primeiras horas do dia, enchendo-nos de luz. Tais coisas, pequenas e simples, são na maioria das vezes despercebidas por todos nós. São magníficas em sua essência, basta que a percebamos e as sintamos. Nesse jogo de luzes as estrelas desempenham importante papel, desaparecem do céu durante o dia ofuscadas pela luz do sol, mas, nem por isso deixam de existir, nem por isso deixam de brilhar, mesmo que sua luz não possa ser vista ainda continuam lá. Todas essas coisas pequenas e simples oferecidas pela nossa fantástica natureza são verdadeiras dádivas divinas que devem nos encher de paz e alegria pelo simples fato de fazermos parte dela. Em todo esse contexto, os pequenos gestos e atitudes que tomamos frente à vida também desempenham um importante papel na busca de nossa sonhada felicidade. Lembro-me de um sorriso, um simples sorriso esboçado por uma pessoa, transformou pra melhor o meu dia em um dado momento de minha vida, de um momento em que uma simples conversa informal, um simples eu me preocupo com voce, voce é um ser importante neste mundo, foram suficientes para me tirar de uma situação de desanimo e tristeza. Lembro-me de uma simples barra de chocolate que dei de presente a uma pessoa querida, aquele simples ato, algo pequeno e simples, me trouxe grande alegria, energia e paz ao meu coração.
Os desânimos, as tristezas, momentos difíceis sempre vão existir em nossas vidas, pois fazem parte do ciclo natural de nossa existência, mas quando passamos a enxergar as coisas boas,pequenas e simples que nos cercam, vamos perceber que é bem mais sadio potencializar essas coisas boas, planta-las em nossos corações e rega-las até tornarem-se grandes árvores de sabedoria e alegria do que potencializar as coisas negativas que sempre surgem em nossas vidas e nos levam ao desanimo. De agora em diante vamos olhar, potencializar o que é bom e que nos traz paz e deixar de lado as tristezas.