Mudanças

Bem, como estamos no início de mais um ano, resolvi escrever um texto sobre algo que é bastante falado ou ao menos pensado durante esse período, que são as “mudanças”. Sempre no final de algum ano, há aquela tradicional proposta de mudança que as pessoas fazem a si mesmo para que o próximo ano possa ser melhor do que o anterior e para que as coisas ruins que aconteceram não se repitam, não é? Considero bastante louvável essa tradição, pois nós realmente sempre temos pelo menos alguma coisinha para mudar em nossas vidas e em nosso cotidiano. No entanto, eu defendo ainda mais que esse espírito de mudança não deveria ser deixado apenas para um período específico do ano, mas que ele permanecesse em nós durante todo o ano, para que nós continuamente possamos nos avaliar e ver em que poderíamos melhorar. Uma das frases que eu mais gosto foi uma dia por Albert Einstein: “Insanidade é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”, portanto se você quer que a sua vida mude… não fique esperando que ela mude por si só e continue fazendo as mesmas coisas, pois como Einstein disse isso seria algo insano, algo impossível. Se você realmente quer que as coisas mudem, vá lá e faça-as mudarem! As mudanças não precisam ser algo grandioso ou extraordinário, mas o simples fato de você querer mudar a sua forma de tratar as pessoas na rua e dar bom dia a elas, já é algo que pode modificar bastante seu humor e seu vínculo com as pessoas. Ai é que está o segredo: mudar nas coisas bem pequenas, para que elas também possam dar suporte a você quando tiver que realizar uma grande mudança. Apenas lembre-se de avaliar bem os motivos pelo qual você está disposto a mudar… mudanças por motivos que não valem a pena ou por motivos errados podem não trazer boas consequências e fazer você se arrepender depois. Tente mudar primeiramente por você, por querer ser melhor, por ver que algo ruim em você precisa ser mudado, em vez de ficar dando ouvidos a certas opiniões alheias que, muitas vezes são ditas apenas por inveja ou para te deixar mal (embora conselhos sinceros de amigos verdadeiros e familiares possam te ajudar bastante a ver em que você precisa mudar para melhor). Finalizo dizendo que não é para termos medo das mudanças. Eu sei que é bem mais cômodo e fácil deixar as coisas como estão, mas de que adianta poupar esforços para fazer algo que vai melhorar sua vida? Muitas (talvez a maioria) das mudanças são realmente muito difíceis e requerem muita dedicação nossa, chegando algumas vezes até a parecer que elas estão lhe fazendo mal, mas não! É preciso estar disposto a sofrer um pouco mesmo, pois arrancar as coisas ruins de nós não é nada fácil… é como se estivessem impregnado em nossa carne e nos fosse necessário arrancá-la. Mas o que faz isso valer a pena é poder estar com o corpo mais leve e puro, é poder ver que sua vida está se tornando muito melhor e que as coisas que te perturbavam foram deixadas para trás. Digo com muita convicção: vale a pena! Portanto não tenha medo… faça desse novo ano (e dos próximos que virão também) um ano de renovações e superações. Não se esqueçam de contar com o auxílio das suas pessoas mais queridas e principalmente de Deus, pois o caminho fica bem mais fácil de ser percorrido quando estamos bem acompanhados. Feliz 2013 a todos.