O PASSADO

Vendo fotos de uma prima muito querida, juntamente com seu esposo, voltei ao tempo inicio do mês de fevereiro de 1972. Uma jovem de vinte e um anos que vivia em uma pequena cidade do interior de Goiás Bom Jesus de Goiás, que viveu maior parte de sua vida na zona rural ajudando seus pais nas duras tarefas do campo como: capinar, quebrar milho, carregar arroz pra bater em uma banca, banar o arroz em uma peneira ou com prato aproveitando o vento. Enfim todo serviço existente no campo inclusive puxar cavalo para fazer o plantio, esse era o pior de todos tinha muito medo do animal morder e quando ele abria a boca quase desmaiava, papai brigava muito falava muito, falava mal mesmo o nome do satanás, fazia tudo isso com os pés descalços na terra fofa quente e sol ardente sem nem uma proteção.

Imagine uma vida assim e mudar pra São Paulo, um mundo totalmente diferente daquele onde conhecia todo mundo, andava a pe não conhecia transporte coletivo, não conhecia nem telefone. Fui morar na casa de minha prima, onde morava ela o marido e um filho o marido desempregado pagando aluguel, a vida não tava fácil meu primo conseguiu com um amigo dele que tinha um bar, serviço de ajudante de cozinheira, pois, não sabia fazer muita coisa so o grosseiro mesmo. Pra ajudar nas despesas da casa ele fazia uma Torta Italiana pra vender no bar, levantava às cinco horas aprontava pegava o tabuleiro com a Torta corria pro ponto de ônibus maioria das vezes o mesmo chegava lotado, mas, precisava ir não podia perder o horário imagine nunca ter viajado daquele jeito espremido com um tabuleiro em uma mão a outra precisava segurar pra não cair. Não me lembro onde esperava o ônibus sei que descia na Av: Celso Garcia pra chegar ao meu destino Rua dos Xavantes numera 29 no Brás, o Bar de propriedade de Sr. Roberto: Lanches Namorada do Brás Ltda. Onde foi meu primeiro trabalho de carteira assinada, trabalhei de fevereiro a julho, quando tive nova experiência fora de casa da família do meu mundo, tive que adaptar a muita coisa, como utilizar o telefone, transporte coletivo a rotina da casa dos primos e do trabalho. Meus primos mudaram pra Santa Catarina por aumentar a distancia resolvi voltar pro meu mundo o meu Estado de Goiás e continuar sonhando com um mundo melhor juntamente com os pais e irmãos. Foi mais uma experiência maravilhosa que vivi, sinto orgulho em dividi-la.

Ivê Maria
Enviado por Ivê Maria em 23/12/2012
Código do texto: T4050412
Classificação de conteúdo: seguro