Ser e Praticar uns com os Outros

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros e pratiquem o perdão uns com os outros...”. (Ef. 4.32).

Se lermos rapidamente estes versículos, corremos o risco de perder alguns detalhes importantes, em que o apóstolo Paulo transmite nesses pequenos versos da Palavra de Deus. Vejamos alguns deles:

Esta Carta foi direcionada à uma igreja: Sei que talvez você esteja se perguntando: ‘e daí?’, mas isso é um ponto importante que não pode passar despercebido. Pois, é interessante notar que Paulo inspirado por Deus alerta aos irmãos daquela igreja: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros e pratiquem o perdão uns com os outros...”. (Ef. 4.32).

Volto a dizer ele está escrevendo para pessoas convertidas a Cristo, entretanto precisavam rever seus procedimentos em relação ao próximo. Os irmãos daquela igreja precisavam abandonar a antiga vida mundana e pecadora, e se revestirem de um novo padrão de comportamento, e isso envolvia o proceder uns com os outros.

Mas, por que praticar tais atos com os irmãos da igreja? É simples, se não aprendermos e praticarmos atos de bondade, misericórdia e perdão com os irmãos da igreja, não conseguiremos ter tais práticas fora da igreja, isto é: no trabalho, na escola, na família, etc.

Portanto, o que preciso mudar em meu relacionamento com os meus irmãos em Cristo? Para que assim venha demonstrar o amor de Cristo nos demais relacionamentos que exerço com o próximo?

O texto depois ensina que devemos então ser bondosos, isto é, devemos tender a fazer o bem. Antes de conhecermos a Cristo, como diz em Efésios 4.31, agíamos com amargura agora já podemos agir com perdão, agíamos com indignação e ira, agora já podemos agir tolerância e paciência, agíamos com gritaria e calunia agora já podemos agir com mansidão e palavras que edificam, agíamos com toda espécie de maldade agora já podemos agir com toda espécie de bondade.

Depois, o texto ensina que devemos ser compassivos, isto é, devemos despertar para a dor do outro. No mesmo Livro no capitulo 5 verso 2 diz que devemos viver em amor. O amor nos leva a despertar para a dor, a angustia, a tristeza, o sofrimento de outras pessoas.

Se não aprendermos a amar e despertarmos para a dor do outro, digo que nunca conhecemos a CRISTO. Amar, ser compassivo, não é uma opção de vida. Mas, sim a única forma de viver o Evangelho.

Para terminar o texto fala sobre o perdão.Há pessoas lendo este texto que precisam perdoar outros cristãos, e há aqueles que precisam perdoar familiares, amigos, colegas de escola, etc. Por onde você precisa começar a perdoar? O perdão te levará a desfrutar da liberdade que fomos chamados a viver em Cristo!

CONCLUSÃO:

Como diz em Efésios 5.6 não se engane, os que continuarem a viver conforme o procedimento mundano não tem herança no Reino de Deus.

Portanto, ore neste momento, reflita: “Como anda o meu relacionamento com os irmãos da igreja?”, e “como anda o meu relacionamento com o próximo?”

O Pastor
Enviado por O Pastor em 18/12/2012
Código do texto: T4041160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.