Eu

Leio menos do que gostaria, penso muito, escrevo o que gostaria de falar. Não sei se penso certo, mas ouso pensar, sem limites ou amarras. Brinco com jogos mentais, busco os extremos de cada situação, tento me colocar no lugar das pessoas e ver assim não só o meu limite, mas o limite possível aos demais humanos.

Não sei se sou diferente, sei apenas que quase nada sou frente a imanência absoluta do tudo que me cerca. Leio o mundo com o cuidado de não buscar apenas na fenomenologia razões para tudo, busco ser realista e sendo materialista com algumas demãos de ceticismo busco as verdadeiras razões por detrás das aparências. Busco não efeitos, mas causas reais, sejam elas absolutas, estatístico-probabilísticas, ou sejam elas estocásticas, busco mecanismos, não apenas figuras ou imagens.

Longe de ser dualista ou idealista, sou um ser que ama a ciência, que se expõe, que não coleciona bônus para o amanhã, que ama a natureza e a vida acima de tudo, que autodidata está aberto a transformações em seus conceitos e preconceitos, tão logo existam provas firmes de que estava errado.

Entendo que o conhecimento é interdisciplinar e cumulativo, não creio em sábios, entendo ser um direito de todos buscarem e realizarem sua felicidade, experimentarem prazeres físicos e mentais, desde que esta felicidade ou estes prazeres não sejam um fardo ou um desagravo a dignidade social e humana. Entendo que a felicidade deve ser valorada enquanto maximiza a felicidade social, do maior número de pessoas possíveis, pelo maior espaço de tempo possível e pela maior abrangência geográfico-espacial possível.

Sou um aprendiz da vida, sou um buscador e apreciador do saber, sou um eterno apaixonado pela vida e por meus filhos. Busco construir racionalmente meu amor por esta vida, esta natureza e mesmo por meus filhos.

Este sou eu, um eterno mutável, um complexo ser mental, composto por vários seres e um típico animal que busca sua racionalidade e que trabalha para construir o verdadeiro sentido do amor.

Se vou conseguir ou não, e se estou no caminho certo, não sei.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 10/12/2012
Reeditado em 10/12/2012
Código do texto: T4028170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.